Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
SANARFLIX - 2025
O desenvolvimento dos ductos de Müller é dependente de estrogênio materno, e sua ausência resulta na regressão total das estruturas uterinas e vaginais.
A formação das tubas uterinas e da vagina depende exclusivamente da produção fetal de estrógeno, e não da mãe, o que justifica o achado.
A ausência de hormônio antimulleriano e testosterona no feto 46,XX permite o desenvolvimento dos ductos paramesonéfricos, independentemente dos níveis de estrogênio materno.
A deficiência de estrogênio compromete diretamente o desenvolvimento dos ductos mesonéfricos, responsáveis pelo útero e pelas trompas.
A diferenciação da genitália interna feminina é guiada exclusivamente por estímulos genéticos, sendo os hormônios irrelevantes nesse processo.