Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um recém-nascido do sexo masculino, com três dias de vida, apresenta episódios recorrentes de engasgos durante a amamentação, dificuldade em coordenar a deglutição e episódios de cianose. O exame físico revela reflexo de vômito reduzido e ausência de movimentos adequados da língua. A ressonância magnética mostra uma anomalia na região do bulbo raquidiano, especificamente na porção rostral do mielencéfalo. A equipe de neurologia pediátrica suspeita de uma má-formação embriológica que comprometeu a separação e a migração das placas neurais responsáveis pela organização funcional dos núcleos cranianos motores e sensitivos. Com base na imagem abaixo — que representa uma secção da parte rostral do mielencéfalo — e no conhecimento sobre a embriogênese dessa região, qual das alternativas melhor explica a origem embriológica dos sintomas do paciente?

Fonte: Acervo Sanar.

A

A ausência de migração das placas alares para a posição lateral comprometeu a formação dos núcleos sensoriais viscerais, afetando os arcos faríngeos e resultando em disfunções motoras da língua e reflexos orofaríngeos.

B

A malformação do teto ependimário impediu a separação funcional entre os hemisférios cerebelares, ocasionando déficits no equilíbrio postural e hipotonia axial.

C

A falha na delimitação do sulco limitante comprometeu a diferenciação entre os núcleos derivados das placas basais e alares, levando à perda seletiva de fibras corticospinais motoras.

D

A hipoplasia das pirâmides bulbares, derivadas da placa alar, comprometeu o controle motor voluntário, especialmente dos músculos esqueléticos da orofaringe e língua.

E

A ausência de formação da flexura pontina interferiu diretamente na cavitação do quarto ventrículo, levando à compressão secundária dos núcleos vestibulares e instabilidade autonômica.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀