Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
A aquaporina-2 é sintetizada nas células do túbulo proximal e facilita a excreção de sódio para compensar a hiponatremia.
A regulação da aquaporina-2 pelo ADH ocorre independentemente da osmolaridade plasmática e não influencia a concentração de sódio sérico.
A expressão da aquaporina-2 é reduzida pelo ADH, levando à diminuição da reabsorção de água e ao desenvolvimento de hipernatremia.
A presença de ADH aumenta a expressão da aquaporina-2 nas membranas basolaterais das células principais, favorecendo a reabsorção de sódio.
A aquaporina-2, localizada na membrana apical das células principais do túbulo coletor, aumenta a reabsorção de água livre em resposta ao ADH, promovendo diluição do sódio plasmático.