Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um paciente de 64 anos, internado por descompensação aguda de insuficiência cardíaca congestiva, apresenta recusa alimentar persistente, perda ponderal significativa nas últimas semanas e níveis de albumina plasmática de 2,4 g/dL. A avaliação pela Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional sugere início de suporte nutricional, mas o paciente apresenta contraindicações absolutas para nutrição enteral. Diante da instabilidade clínica inicial, opta-se por uma abordagem cautelosa utilizando nutrição parenteral.

Considerando o estado clínico do paciente e as possibilidades farmacotécnicas, qual das alternativas abaixo melhor justifica a escolha pela administração periférica da Terapia Nutricional Parenteral (TNP) nesta fase inicial?

A

A via periférica permite o uso de soluções com alta osmolaridade (acima de 1500 mOsm/L), desde que infundidas em cateteres de grande calibre, como a veia subclávia, minimizando o risco de flebite.

B

A nutrição parenteral periférica é preferida em pacientes com insuficiência cardíaca, pois reduz os riscos de sobrecarga volêmica e permite infusão de grandes volumes em menor tempo.

C

A administração periférica é indicada para suporte nutricional de curta duração com soluções hiposmolares (geralmente < 900 mOsm/L), especialmente em pacientes com risco de complicações associadas a cateter central.

D

A escolha da via periférica é indicada em todos os casos de contraindicação à nutrição enteral, independentemente da composição da solução ou da duração prevista da terapia.

E

A veia femoral é frequentemente utilizada na nutrição parenteral periférica por sua facilidade de acesso e menor risco de infecções em pacientes acamados.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀