Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Um paciente de 62 anos, hipertenso e diabético, procura atendimento após episódio súbito de perda de força e sensibilidade no hemicorpo direito, associado à dificuldade para falar. A tomografia computadorizada revelou um acidente vascular isquêmico (AVC) isquêmico em território anterior cerebral esquerdo. A investigação com angiotomografia demonstrou estenose crítica da artéria carótida interna esquerda.
O médico explica ao paciente que essa artéria tem um trajeto sem ramos cervicais e é responsável por grande parte do suprimento sanguíneo encefálico, participando diretamente da formação do polígono de Willis.
Abaixo, apresenta-se uma ilustração esquemática do sistema arterial da cabeça e pescoço:

Fonte: rob9000/Shutterstock.com
Com base na imagem e no quadro clínico apresentado, qual das seguintes estruturas recebe vascularização direta da artéria carótida interna?
Parte do encéfalo através da artéria cerebral média
Glândula tireoide e faringe
Região posterior do cérebro e tronco encefálico
Musculatura da face e couro cabeludo
Laringe e parte superior da traqueia