Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
HUSE - HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE - 2025
Um paciente de 45 anos é admitido no pronto-socorro, trazido por familiares, com relato de perda do apetite, vômitos, febre e redução nas interações sociais habituais. O paciente é portador de transtorno de ansiedade generalizada e esquizofrenia. Familiares relatam que o paciente tem limitação nas informações que passa e faz uso de fluoxetina, duloxetina, clonazepan, haloperidol e cropromazina. Ao exame físico o paciente apresenta-se sonolento, fala confusa, febril, abdome um pouco distendido e aparenta dor à palpação no quadrante inferior direito. O sinal de Blumberg é duvidoso. Diante do caso, escolha a melhor opção.
Paciente tem comorbidade psiquiátrica, que dificulta o diagnóstico, nesses casos devemos iniciar antibióticos intravenosos de amplo espectro, realizar tomografia abdominal e aguardar o resultado para decisão sobre a abordagem cirúrgica.
Aguardar a evolução do quadro clínico, monitorando os sinais vitais, e iniciar manejo psicológico intensivo para melhor controle do quadro psiquiátrico e possibilidade de obter melhores infomações da história clínica.
Realizar uma abordagem cirúrgica para provável apendicectomia, levando em consideração o risco elevado de complicações devido ao quadro clínico confuso.
Trata-se de provável apendicite aguda, e devido ao quadro psiquiátrico, exames complementares serão mais decisivos que o habitual para a decisão terapêutica.
Iniciar analgésicos e anti-térmicos. Manter o paciente em observação para reavaliações frequentes. Solicitar exames complementares e não houver melhora do quadro.