Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Um homem de 72 anos é admitido na emergência com quadro de dor torácica intensa há cerca de 8 horas, dispneia progressiva e sudorese profusa. Ex-tabagista, com história de hipertensão e infarto prévio há 3 anos, estava em uso irregular de betabloqueadores e AAS. Ao exame físico, encontra-se confuso, com PA de 80x60 mmHg, FC de 110 bpm, estertores crepitantes em bases pulmonares e extremidades frias e úmidas. O ECG evidencia supra de ST em derivações anteriores e o ecocardiograma mostra fração de ejeção de 28% com acinesia de parede anterior do VE. A gasometria revela acidose metabólica com hiperlactatemia significativa.
Qual dos mecanismos fisiopatológicos abaixo é mais compatível com o quadro de choque cardiogênico apresentado pelo paciente?
Redução abrupta do retorno venoso ao ventrículo direito, ocasionando diminuição da pré-carga e do débito cardíaco.
Vasodilatação periférica mediada por citocinas inflamatórias, com redução da resistência vascular sistêmica.
Déficit primário na contratilidade miocárdica, levando à queda do volume sistólico e aumento da pressão de enchimento ventricular esquerdo.
Perda de fluido intravascular por extravasamento capilar generalizado, provocando hipovolemia absoluta.
Ativação do sistema nervoso parassimpático, causando bradicardia intensa e queda compensatória da pressão arterial.