Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Um homem de 53 anos, lavrador e criador de suínos, procura o serviço de saúde da zona rural devido à presença de “caroços dolorosos” na região plantar, surgidos há cerca de 10 dias. Relata que anda descalço diariamente e refere prurido local no início do quadro, seguido de dor pulsátil crescente. Ao exame físico, são observadas três lesões nodulares endurecidas, de coloração amarelada, com ponto central escurecido e pequenas estruturas esbranquiçadas visíveis através do orifício. As lesões estão localizadas na borda lateral do calcanhar e na região subungueal do primeiro pododáctilo. Considerando os sinais clínicos e o contexto epidemiológico, qual o diagnóstico mais provável e qual dado semiológico é mais característico dessa parasitose?
Pediculose corporis; presença de pápulas hemorrágicas agrupadas no tronco, associadas a prurido e hiperqueratose por reação à saliva do parasita.
Tungíase plantar múltipla; lesões nodulares com halo escurecido central e presença de ovos visíveis ao exame físico direto.
Escabiose incipiente; presença de túneis lineares em áreas interdigitais, com prurido noturno intenso e escoriações paralelas.
Picada de Xenopsylla cheopis; presença de pápulas dolorosas isoladas, com eritema em halo e risco associado à transmissão da peste bubônica.
Dermatite por Ctenocephalides felis; lesão papulosa pruriginosa em tronco e extremidades, com distribuição simétrica e reação de hipersensibilidade imediata.