Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um corredor amador de 33 anos procura atendimento médico após desenvolver dor lateral no tornozelo direito há cerca de 4 meses. Ele relata que a dor iniciou de forma insidiosa, piorando progressivamente, principalmente durante corridas em terrenos irregulares e em aclives. Nega entorse recente, mas lembra de múltiplos episódios prévios de instabilidade do tornozelo. Ao exame físico, apresenta sensibilidade dolorosa à palpação atrás do maléolo lateral, edema discreto e dor exacerbada à eversão resistida do pé. Durante a marcha, nota-se leve instabilidade lateral e discreta dificuldade em manter a propulsão no apoio do antepé. A ressonância magnética evidencia espessamento e sinais inflamatórios no tendão do fibular curto, além de sobrecarga compensatória no fibular longo, que cruza a planta do pé e se insere no cuneiforme medial e no primeiro metatarso, contribuindo para a sustentação da abóbada plantar transversal. O ortopedista explica que a tendinopatia dos fibulares é comum em atletas que exigem estabilidade lateral, como corredores e jogadores de futebol, sendo consequência tanto da sobrecarga repetitiva em eversão quanto da instabilidade crônica do tornozelo. Com base no caso clínico e nas funções anatômicas, quais características musculares explicam a relação dos fibulares com essa tendinopatia?

A

Ambos atuam como dorsiflexores do pé e são essenciais para o desbloqueio do joelho durante a marcha.

B

O fibular longo e o fibular curto são potentes eversores, auxiliam na flexão plantar e estabilizam lateralmente o tornozelo, sendo frequentemente sobrecarregados em entorses em inversão.

C

O fibular longo é o principal responsável pela flexão dos quatro últimos dedos, enquanto o fibular curto estabiliza a articulação metatarsofalângica do hálux.

D

O fibular curto cruza a planta do pé até o primeiro metatarso, sustentando a abóbada plantar, enquanto o fibular longo atua exclusivamente na eversão sem importância clínica significativa.

E

Ambos são inversores do pé, mantendo a abóbada plantar medial, e por isso são mais acometidos em pacientes com pé plano congênito.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀