Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Paciente do sexo feminino, de 27 anos de idade, previamente hígida, procura um pronto-socorro em razão de dor súbita e intensa no ombro direito, iniciada há cerca de 12 horas. Ao exame físico, apresentou dor abdominal em hipocôndrio direito. Exames laboratoriais demonstraram anemia. A ecografia abdominal sugeriu líquido livre na cavidade abdominal em moderada quantidade e presença de nódulo hepático de 12 cm. A paciente recebeu o diagnóstico de adenoma hepático roto e foi submetida a tratamento endovascular. Com base no referido caso clínico, notadamente em relação à patologia apresentada pela paciente, assinale a alternativa correta.

A

Geralmente, trata-se de lesõess pouco vascularizadas e com baixo risco de hemorragia.

B

A dor no ombro direito corresponde à dor referida do sangue irritante na cavidade peritoneal, conhecida como sinal de Jobbert.

C

Trata-se de uma patologia tipicamente associada a mulheres jovens em idade reprodutiva, em uso prolongado de anticoncepcional oral.

D

Tipicamente, a referida patologia caracteriza-se por múltiplas lesões hepáticas, sendo a lesão única incomum.

E

O caso corresponde a um tumor hepático benigno, que não apresenta risco de transformação maligna.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀