Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Mulher de 42 anos é submetida à mastectomia radical esquerda por adenocarcinoma ductal invasivo, associada à pesquisa de linfonodo sentinela que se revela negativo para neoplasia. A mastectomia envolveu a retirada de grande quantidade de pele, não sendo possível o fechamento primário por aproximação direta com segurança. Indica-se reconstrução imediata do defeito com transferência de retalho musculocutâneo do músculo grande dorsal, associado à colocação de expansor de tecido para posterior substituição por implante mamário. Assinale a alternativa correta:

A

O uso do retalho de grande dorsal leva a sequela grave na área doadora e deve ser utilizado como alternativa de resgate.

B

Em pacientes acima de 70 anos o tipo de reconstrução ilustrado neste caso é contraindicado.

C

A presença de linfonodo sentinela positivo para neoplasia contraindica a reconstrução imediata.

D

O uso do retalho musculocutâneo garante boa cobertura de partes moles para a colocação do expansor em posição retromuscular.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀