Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


SMA - VR - SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO DE VOLTA REDONDA - 2020

Como é pesquisado o reflexo de Moro na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor do lactente durante a consulta de puericultura?

A

É obtido pela excitação da porção lateral do pé. No recém-nascido, esse estímulo desencadeia flexão dorsal do hálux acompanhada ou não da separação dos demais artelhos.

B

Colocando-se a criança em decúbito dorsal e a cabeça na linha média. Desencadeia-se esse reflexo segurando a criança pelas duas mãos. Distendendo seus membros superiores e liberando-os bruscamente. No recém-nascido a termo, ocorre extensão brusca inicial e adução dos membros superiores e dedos, seguida de flexão tônica e abdução.

C

Para desencadear esse reflexo, deve-se produzir a rotação da cabeça da criança para um dos lados. Essa manobra produz a extensão dos membros superior e inferior do lado facial e flexão dos membros contralaterais.

D

É obtido ao roçar a superfície plantar dos artelhos.

E

Segurando-se a criança pelas axilas em posição vertical, com as plantas dos pés apoiadas em um plano e o corpo posicionado de maneira que cause uma pequena pressão dos pés sobre o apoio. O corpo fica ereto com o reação ao apoio.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀