Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Uma paciente do sexo feminino, 28 anos, comparece ao pronto-socorro oftalmológico com queixa de baixa acuidade visual bilateral de início agudo, associada a dor ocular intensa, cefaleia e náuseas, iniciadas há 12 horas. Relata histórico de enxaqueca refratária, tendo iniciado profilaxia medicamentosa há 5 dias com uma nova droga. Ao exame oftalmológico, apresenta acuidade visual de conta-dedos a 1 metro em ambos os olhos (a refratometria dinâmica revela miopização aguda de -6,00 dioptrias). A biomicroscopia evidencia hiperemia conjuntival moderada, edema de córnea microcístico bilateral, câmara anterior atalamia (muito rasa) central e periférica, e pupilas em médio-midríase com reflexos fotomotores lentificados. A tonometria de aplanação de Goldmann registra pressão intraocular (PIO) de 48 mmHg no olho direito e 52 mmHg no olho esquerdo. A gonioscopia mostra ângulo fechado em 360 graus em ambos os olhos, sem sinéquias anteriores periféricas. Com base na principal hipótese diagnóstica para esse quadro clínico-ocular sistêmico, assinale a alternativa que descreve corretamente a fisiopatologia do quadro e a conduta terapêutica que deve ser estritamente EVITADA (contraindicada):

A

Fisiopatologia: Síndrome de dispersão pigmentar aguda com bloqueio mecânico do retículo trabecular induzida por estresse miótico; Conduta contraindicada: Administração sistêmica de inibidores da anidrase carbônica como a acetazolamida.

B

Fisiopatologia: Bloqueio pupilar agudo primário precipitado por estresse ou midríase farmacológica; Conduta contraindicada: Instilação de agentes cicloplégicos como o ciclopentolato.

C

Fisiopatologia: Efusão supraciliar e uveal idiossincrásica com deslocamento anterior do diafragma iridocristaliniano e relaxamento zonular; Conduta contraindicada: Realização de iridotomia periférica a laser e prescrição de mióticos como a pilocarpina.

D

Fisiopatologia: Edema severo do trabeculado secundário à crise de iridociclite hipertensiva aguda não granulomatosa; Conduta contraindicada: Administração de corticosteroides tópicos de alta penetração.

E

Fisiopatologia: Hemorragia supracoroidal expulsiva espontânea induzida por crise hipertensiva sistêmica; Conduta contraindicada: Uso de agentes hiperosmóticos intravenosos como o manitol a 20%.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀