Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Uma adolescente de 15 anos, com diagnóstico de asma leve persistente, procura atendimento devido a piora progressiva de seus sintomas nos últimos dois meses. Ela relata aumento da frequência de episódios de dispneia noturna, chiado no peito e tosse seca, especialmente ao praticar atividades físicas. A paciente afirma estar utilizando corretamente seu inalador de salbutamol, mas sem melhora significativa. Durante a consulta, a mãe menciona que a filha tem crises mesmo em ambientes sem alérgenos óbvios. A espirometria mostra obstrução brônquica com resposta significativa ao broncodilatador.
Considerando os mecanismos fisiopatológicos associados à asma e à hiper-reatividade brônquica, qual das alternativas explica um possível fator relacionado à falha de controle dos sintomas, mesmo com uso de agonista β2?
Deficiência de receptores NANC do tipo inibitório, reduzindo a ação do óxido nítrico na musculatura lisa brônquica.
Estímulo excessivo dos receptores β2 adrenérgicos, levando à dessensibilização e perda do efeito broncodilatador.
Hiperatividade do receptor muscarínico M3, promovendo aumento da secreção de muco e remodelamento brônquico.
Disfunção dos receptores muscarínicos M2, resultando em liberação excessiva de acetilcolina e broncoconstrição exacerbada.
Ativação do receptor muscarínico M1 no epitélio respiratório, levando à contração reflexa das vias aéreas inferiores.