Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Um paciente de 58 anos, com histórico de osteoartrite e gastrite crônica, procura o reumatologista para ajuste de sua medicação analgésica. Até o momento, faz uso regular de naproxeno para controle da dor articular, mas vem apresentando episódios recorrentes de dor epigástrica e dispepsia. O médico discute a possibilidade de trocar o anti-inflamatório por um fármaco que mantenha o efeito analgésico com menor risco de lesão gástrica.
A diferença entre os inibidores seletivos e não seletivos da ciclooxigenase justifica a escolha terapêutica. Sobre o papel das isoformas da COX e a ação dos AINES, é correto afirmar que:
A inibição da COX-1 reduz a síntese de prostaciclina endotelial, conferindo maior segurança cardiovascular em relação aos inibidores seletivos da COX-2.
A COX-2 é responsável por manter a integridade gástrica e a hemostasia plaquetária, justificando o uso preferencial de inibidores da COX-1 em pacientes com risco de sangramento.
Os inibidores seletivos da COX-2 possuem maior eficácia analgésica por bloquearem a produção de prostaglandinas constitutivas em tecidos não inflamados.
Os AINES não seletivos promovem menor risco gastrointestinal, pois bloqueiam simultaneamente a COX-1 e a COX-2 de forma equilibrada.
A inibição seletiva da COX-2 preserva a função protetora da COX-1 na mucosa gástrica, reduzindo o risco de complicações gastrointestinais.