Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um paciente de 55 anos com cirrose hepática avançada é admitido na UTI por encefalopatia hepática e ascite refratária. Durante a admissão, ele desenvolve dispneia e um quadro de acidose metabólica leve. A gasometria arterial revela: pH 7,34, PaCO2 30 mmHg, HCO3- 16 mEq/L. Exames laboratoriais mostram amônia plasmática elevada, sódio 132 mEq/L, cloreto 104 mEq/L, e lactato 3,5 mmol/L. Considerando a condição hepática do paciente, qual dos seguintes mecanismos é a causa mais provável para o distúrbio ácido-básico observado, e qual seria a abordagem terapêutica mais adequada?

A

Produção excessiva de lactato por hipoperfusão hepática; iniciar terapia com bicarbonato intravenoso

B

Aumento da amônia circulante causando acidose respiratória; iniciar ventilação não invasiva

C

Hiperaldosteronismo secundário levando a alcalose metabólica; administrar espironolactona

D

Comprometimento da gluconeogênese hepática resultando em acidose láctica; administrar glicose intravenosa

E

Diminuição da depuração de ácido lático devido à disfunção hepática; otimização da perfusão e manejo do estado hemodinâmico

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀