Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um homem de 52 anos, praticante de corrida recreativa, apresenta dor crônica no primeiro raio do pé direito, que piora durante a fase final da marcha, ao empurrar o solo com o hálux. Ele relata rigidez progressiva dessa articulação, dificultando a propulsão e reduzindo sua performance. O exame físico revela limitação da dorsiflexão do hálux, dor à palpação da articulação metatarsofalângica e sinais de sobrecarga compensatória nos músculos flexores dos dedos. A ressonância magnética mostra hipertrofia do flexor longo do hálux e sobrecarga do tibial posterior na sustentação da abóbada plantar. Com base nas características anatômicas e funcionais, qual é a correlação correta entre os músculos descritos e a patogênese do hálux rígido?

A

O poplíteo é o principal envolvido no hálux rígido, pois sua rotação medial da tíbia limita a dorsiflexão da articulação metatarsofalângica.

B

O flexor longo do hálux, ao sofrer sobrecarga crônica, favorece a rigidez da articulação, enquanto o tibial posterior tenta compensar a falha de propulsão estabilizando o arco plantar.

C

O flexor longo dos dedos é o músculo mais associado ao hálux rígido, já que sua inserção na falange distal do hálux provoca bloqueio articular.

D

O tibial posterior é responsável direto pelo hálux rígido, pois sua inversão acentuada limita os movimentos de dorsiflexão do hálux.

E

A disfunção do poplíteo e do flexor longo dos dedos, em conjunto, são os principais mecanismos responsáveis pela rigidez progressiva da articulação metatarsofalângica.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀