Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Paciente feminino, 51 anos, com diagnóstico de leucemia mieloide aguda, é internada para realização da segunda consolidação. Antes da alta, apresentava hemoglobina de 5,9 g/dL, neutrófilos de 1100/mm3 e plaquetas de 39.000/mm3 ,com queixa de dispneia aos pequenos esforços. O médico assistente solicitou transfusão de 1 concentrado de hemácias filtrado e irradiado. Após vinte minutos do início da transfusão, a paciente apresentou febre (38,3 °C - temperatura pré 36,7 °C), dor lombar intensa e taquipneia. Qual a reação transfusional mais provável e quais as medidas a serem tomadas, além da conferência do rótulo da bolsa e da etiqueta de transfusão com os dados da paciente?

A

Reação febril não hemolítica – Suspender a transfusão e prescrever antitérmico, reinstalar o hemocomponente após resolução da febre e notificar a reação.

B

Reação alérgica – Suspender a transfusão e não reinstalar o hemocomponente, retirar o acesso venoso por onde o hemocomponente estava sendo infundido, prescrever corticoide e notificar a reação.

C

Reação hemolítica aguda – Suspender a transfusão e não reinstalar o hemocomponente, manter acesso venoso, solicitar LDH, bilirrubinas, hemograma, sumário de urina, coagulograma e função renal, prescrever antitérmico e hidratação venosa e notificar a reação.

D

TRALI – Lesão pulmonar aguda relacionada à transfusão - Suspender a transfusão e não reinstalar o hemocomponente, manter acesso venoso com soro fisiológico, prescrever furosemida, solicitar radiografia de tórax e gasometria arterial e notificar a reação.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀