Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
UFGD - UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - 2016
O câncer colorretal, na grande maioria dos casos, é considerado esporádico, tendo como principal fator de risco os hábitos alimentares. A hereditariedade é responsável por 15% dos casos, sendo a Polipose Adenomatosa Familiar (PAF) e o Câncer Colorretal Hereditário Não Polipoide (HNPCC) as principais doenças hereditárias. Com relação à PAF e ao HNPCC, pode-se afirmar que
A PAF é uma doença autossômica dominante, causada pela mutação do APC, um oncogene localizado no cromossomo 5q21.
O HNPCC se caracteriza pela mutação dos genes MLH1, MSH2, MHH6 ou PMS2, e seus portadores também estão predispostos ao desenvolvimento de neoplasia maligna em outros locais, como intestino delgado, endométrio, pelve renal, etc.
Pacientes portadores de HNPCC desenvolvem a doença em idade mais avançada e normalmente apresentam evolução desfavorável.
A PAF é caracterizada pela presença de inúmeros pólipos colônicos, mais de 100. Dessa forma, indicam-se polipectomias seriadas e, na impossibilidade da realização destas, a Colectomia Total profilática.
Todas as alternativas estão corretas.