Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Durante o pré-natal, uma gestante de 5 semanas é encaminhada para avaliação detalhada após ultrassonografia transvaginal evidenciar sinais precoces de implantação embrionária no endométrio. O laudo descreve estrutura sugestiva de saco gestacional com traços de cavidade amniótica e saco vitelino em desenvolvimento. Ao discutir os achados com a paciente, o obstetra menciona que, nesse período, importantes eventos morfogenéticos estão em curso, envolvendo o disco embrionário bilaminar e suas estruturas associadas. Com base nos conhecimentos sobre o desenvolvimento embrionário precoce, qual das alternativas a seguir descreve corretamente um evento esperado nessa fase da evolução do concepto?
Formação da linha primitiva, responsável pela origem do mesoderma e pela organização axial do embrião, processo que ocorre ainda na primeira semana de gestação.
Formação do disco trilaminar a partir da proliferação das células do hipoblasto, com consequente desenvolvimento do ectoderma, mesoderma e endoderma.
Desenvolvimento inicial da placenta pela fusão direta entre o epiblasto e o endométrio, sem necessidade de estruturas intermediárias como o córion.
Origem do cordão umbilical pela diferenciação do hipoblasto e migração celular para a região onde se formará o saco coriônico, ainda na segunda semana.
Diferenciação do embrioblasto em epiblasto e hipoblasto, originando o disco embrionário bilaminar, evento fundamental para a formação do âmnio e saco vitelino.