Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


A regulação do tônus do músculo liso brônquico depende da inervação autonômica das vias aéreas, sendo um ponto-chave para o entendimento da ação de broncodilatadores e broncoconstritores. Sobre a inervação da parede dos brônquios e bronquíolos, qual das alternativas abaixo está correta?

A

A estimulação simpática de receptores α₁ causa broncodilatação ao reduzir a contração do músculo liso brônquico.

B

A estimulação parassimpática dos receptores muscarínicos M3 resulta em broncodilatação e redução da secreção mucosa.

C

A inervação simpática direta do músculo liso brônquico é a principal responsável pela broncodilatação mediada por receptores β₂.

D

A ativação de receptores β₂-adrenérgicos leva à broncodilatação por meio da via colinérgica direta no gânglio parassimpático.

E

A estimulação parassimpática aumenta a secreção glandular e promove broncoconstricção por meio de receptores muscarínicos.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀