Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Uma mulher de 63 anos com história de hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus tipo 2 apresenta-se com dor abdominal súbita e intensa associada a vômitos e distensão abdominal. No exame físico, há dor difusa à palpação e ausência de peristalse à ausculta. A tomografia de abdome revela distensão de alças intestinais e sinais de pneumoperitônio. Exames laboratoriais mostram leucocitose com desvio à esquerda e elevação de lactato sérico. Como deve ser estruturada a lista de problemas deste paciente, considerando o modelo POPE?

A

Listar "dor abdominal súbita" e "ausência de peristalse" como problemas principais para orientar o manejo inicial.

B

Tratar "elevação do lactato sérico" como problema inicial devido ao risco de acidose metabólica.

C

Definir "hipertensão arterial e diabetes" como problemas principais, destacando suas contribuições para o quadro agudo.

D

Priorizar "distensão de alças intestinais" como problema principal, indicando obstrução intestinal aguda como a causa subjacente.

E

Estabelecer "pneumoperitônio com suspeita de perfuração intestinal" como problema principal, integrando os achados clínicos e radiológicos. 

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀