Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Uma mulher de 36 anos, com diagnóstico prévio de esquizofrenia, é internada em uma unidade psiquiátrica devido a um quadro de agitação psicomotora intensa, impulsividade e ecolalia iniciado há três dias. Os enfermeiros relatam que a paciente frequentemente reproduz palavras e gestos de outras pessoas, além de apresentar episódios súbitos de agressividade, seguidos por períodos de exaustão. Não há sinais de febre ou instabilidade autonômica.

Com base no quadro clínico apresentado, qual das alternativas abaixo descreve corretamente o tipo de catatonia dessa paciente?

A

Catatonia maligna, pois a agitação psicomotora e os episódios de exaustão indicam risco iminente de disfunção autonômica grave.

B

Catatonia mista, pois a paciente oscila entre períodos de hiperatividade e mutismo absoluto.

C

Catatonia paranoide, pois a presença de agressividade e ecolalia sugere um quadro de esquizofrenia paranoide com sintomas catatônicos.

D

Catatonia excitada, caracterizada por hiperatividade motora, ecolalia e impulsividade.

E

Catatonia acinética, caracterizada por hipomobilidade, mutismo e flexibilidade cérea.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀