Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Uma adolescente de 14 anos procura atendimento ginecológico acompanhada da mãe, referindo ciclos menstruais irregulares desde a menarca, ocorrida há cerca de seis meses. Ela relata que os intervalos entre as menstruações variam de 20 a 50 dias, sem dor ou outros sintomas associados. No exame físico, apresenta desenvolvimento puberal compatível com Tanner IV.
Durante o atendimento, como parte de uma atividade de educação em saúde reprodutiva, é apresentada à paciente uma lâmina histológica ilustrativa do ovário em coloração hematoxilina-eosina (HE), com destaque para a estrutura apontada pela seta:

Q.10 Ovocitos  Seta

fonte: https://histologyguide.com/gallery/18-female-reproductive-system.html?x=37670&y=5274&z=81.0&p=20000&q=10705


A estrutura identificada é um ovócito envolto por células foliculares organizadas em epitélio cúbico, com zona pelúcida em formação. Além disso, sabe-se que, nesta fase do desenvolvimento folicular, há intensa comunicação bidirecional entre o ovócito e as células da granulosa, mediada por conexinas e junções comunicantes, que regulam a nutrição, sinalização hormonal e progressão meiótica.


Considerando o quadro clínico da paciente e o achado histológico, qual alternativa descreve corretamente o estágio do ovócito e o papel fisiológico dessa fase no contexto da irregularidade menstrual?

A

Trata-se de um ovócito em metáfase II da meiose, indicativo de folículo maduro, cuja falha de ovulação é responsável pela irregularidade menstrual.

B

O ovócito encontra-se em metáfase I e está envolvido por células foliculares pavimentosas, caracterizando um folículo primordial em estado de dormência.

C

O ovócito está em prófase I da meiose, envolto por células cúbicas, o que caracteriza um folículo primário. A irregularidade menstrual é compatível com a imaturidade do eixo hipotálamo-hipófise-ovário e recrutamento folicular irregular.

D

O achado representa um folículo antral com ovócito em metáfase II, associado a ciclos anovulatórios típicos da adolescência.

E

O folículo observado é um folículo dominante com antro evidente e células da teca altamente vascularizadas, sugerindo disfunção lútea como causa do quadro clínico.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀