Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Um recém-nascido é submetido a cirurgia devido a uma malformação congênita diagnosticada por exames de imagem: a presença de aderências fibrosas entre o estômago e o fígado, causando sintomas de obstrução gástrica. Durante o procedimento, o cirurgião observa que essas aderências envolvem estruturas relacionadas ao mesentério ventral. Considerando a embriologia do peritônio visceral e do mesentério ventral, qual das alternativas abaixo explica CORRETAMENTE a origem embriológica dessas estruturas e sua relação com o fígado?

A

O mesentério ventral deriva do mesoderma esplâncnico e é responsável por envolver o estômago, o duodeno e o fígado, formando o peritônio visceral dessas estruturas, além de originar o ligamento falciforme e o omento menor.

B

O peritônio visceral associado ao mesentério ventral é formado a partir do mesoderma somático, que envolve apenas as camadas parietais da cavidade abdominal, não tendo relação com o fígado.

C

O mesentério ventral, derivado do endoderma do intestino anterior, diferencia-se no omento maior e no ligamento redondo do fígado, sem participação na formação do peritônio visceral.

D

O peritônio visceral é formado pelo mesoderma somático durante a separação da cavidade peritoneal em dois compartimentos independentes, estando desvinculado do mesentério ventral.

E

O mesentério ventral origina-se da mesoderme esplâncnica e envolve o intestino médio, formando estruturas ligamentosas que não estão relacionadas ao fígado ou ao estômago.

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀