Pratique questões de medicina
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.
Oferecido por
Um paciente masculino de 64 anos, com histórico de diabetes mellitus tipo 2 e nefropatia diabética crônica, é admitido na enfermaria com infecção grave no pé esquerdo. A imagem mostra lesão úlcero-necrótica com drenagem purulenta plantar, edema e sinais de celulite ascendente. Na admissão, o paciente apresenta hipoalbuminemia (2,1 g/dL), pressão arterial de 90×60 mmHg, frequência cardíaca de 108 bpm e débito urinário reduzido. O exame físico revela turgor cutâneo diminuído e presença de edema em membros inferiores.

Fonte: Duangnapa Kanchanasakun/Shuttestock.com¹
Os exames laboratoriais mostram creatinina de 2,4 mg/dL, ureia elevada, hematócrito concentrado e elevação de marcadores inflamatórios. O médico assistente opta por antibioticoterapia endovenosa, controle glicêmico intensivo e suporte volêmico.
Considerando a condição clínica apresentada e o uso racional de hemoderivados, qual das alternativas abaixo justifica corretamente a indicação de albumina humana neste contexto?
Redução do risco de trombose venosa profunda ao atuar como anticoagulante natural no plasma.
Reposição de fatores de coagulação esgotados pelo processo inflamatório sistêmico e infecção grave.
Correção da hipoglicemia em pacientes com diabetes descompensado em infecções de partes moles.
Melhora da pressão oncótica plasmática, favorecendo a expansão volêmica e perfusão renal na hipovolemia relativa.
Estímulo à eritropoiese pela atuação direta sobre a medula óssea em quadros de anemia inflamatória crônica.