Pratique questões de medicina

Estude para o ENAMED, concursos e provas de título no Sanarmed.com, é grátis.

Oferecido por


Uma paciente de 34 anos, com diagnóstico confirmado de lúpus eritematoso sistêmico (LES), apresenta-se com sintomas de febre, fadiga intensa e um rash eritematoso que se intensifica após exposição solar. Em exames laboratoriais, observa-se hipocomplementemia com níveis baixos de C3 e C4, além de FAN positivo em altos títulos. Sabendo-se que o sistema complemento desempenha um papel essencial no LES, qual das seguintes afirmativas descreve corretamente o mecanismo de ativação do complemento e suas implicações clínicas na paciente?

A

A ativação do complemento no LES ocorre apenas pela via alternativa e está associada a maior risco de infecções oportunistas

B

O consumo de C3 e C4 no LES resulta da ativação do complemento pela via clássica, contribuindo para a formação de imunocomplexos e lesão tecidual

C

O sistema complemento no LES é ativado exclusivamente por antígenos bacterianos, o que explica a presença de febre como manifestação inicial

D

A ativação do complemento no LES resulta em um aumento de C3 e C4, refletindo aumento da resposta imunológica para combater infecções

E

Níveis baixos de C3 e C4 indicam que o sistema complemento não está envolvido nas manifestações cutâneas, sendo mais específico para nefrite

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀