Search
Close this search box.

Psicose de Korsakoff: quadro clínico, diagnóstico e manejo

Psicose de Korsakoff

Índice

Confira um artigo do Dr. Saulo Ciasca, médico psiquiatra, com as principais informações sobre a psicose de Korsakoff!

A psicose de Korsakoff é um transtorno mental em que a memória de retenção é severamente comprometida em um paciente anteriormente saudável. Esta condição também está associada ao alcoolismo e à deficiência nutricional.

Essa condição recebe o nome do psiquiatra russo Sergei Korsakoff, que a descreveu pela primeira vez no final do século XIX.

Quais os fatores de risco para psicose de Korsakoff?

A dependência de álcool é um dos transtornos mentais associados a uso de substâncias mais comuns na prática do psiquiatra.

A facilidade de acesso, valorização do consumo de bebidas alcóolicas e grande associação com ambientes sociais e diversão aumentam o risco de, em determinadas pessoas, desenvolvimento e estabelecimento da dependência.

Outros fatores de risco são:

  • Histórico familiar de abuso de álcool
  • Outros transtornos mentais (como ansiedade e depressão)
  • Antecedente de outros transtornos induzidos por substâncias.

Como fazer o diagnostico da dependência de álcool?

O diagnóstico de dependência de álcool é clínico e, segundo a CID, é necessária a presença de pelo menos 3 dos seguintes sintomas no último ano:

  • Desejo intenso (fissura) por bebidas alcoólicas
  • Falta de controle quanto ao consumo (para começar, parar ou regular a ingestão de álcool)
  • Sinais de abstinência física ao cessar o consumo
  • Evidências clínicas de aumento da tolerância ao álcool, com a necessidade de maiores doses para os mesmos efeitos
  • Perda de interesse (gradual e progressiva) por atividades da rotina e de convívio social
  • Insistência no consumo de álcool apesar da percepção das consequências do ato para a saúde e a cognição.

Como manejar um paciente alcoólatra na emergência e evitar a psicose de Korsakoff?

Pessoas com dependência de álcool comumente ficam desnutridas, com deficiências vitamínicas, sobretudo tiamina.

Quando um paciente chega intoxicado por álcool no pronto-atendimento, pode estar com obnubilação, confusão mental e agitação (por vezes devido a hipoglicemia associada). Por conta disso, é realizada comumente infusão de soro fisiológico com glicose para reposição.

A questão é que a glicose aumenta a demanda metabólica por tiamina, causando uma redução abrupta dos níveis desta e aumentando a chance de desenvolvimento de uma síndrome, a encefalopatia de Wernicke.

Para evitar o quadro, é fundamental a administração de tiamina antes ou concomitantemente à infusão intravenosa de glicose.

Relação entre a encefalopatia de Wernicke e a psicose de Korsakoff

A encefalopatia de Wernicke é uma condição aguda que se manifesta inicialmente com sintomas como:

  • Confusão mental / alterações da consciência
  • Alterações oculares: nistagmo (movimentos involuntários dos músculos dos olhos) e oftalmoplegia (paralisia parcial dos músculos dos olhos)
  • Ataxia de marcha e postural (com perda de equilíbrio)

A psicose de Korsakoff é relacionada com a encefalopatia de Wernicke, sendo muitas vezes compreendida dentro de uma grande síndrome Wernicke-Korsakoff dada a correlação causal entre ambas.

É caracterizada por um estado de perda de memória permanente, com defeito do aprendizado (amnésia anterógrada) e perda de memória passada (amnésia retrógrada), com comprometimento da memória de curto prazo.

O achado psicopatológico característico é a confabulação, em que a pessoa preenche lacunas mnésticas com memórias distorcidas.

Prognóstico da psicose de Korsakoff

Uma vez estabelecida, o quadro cursa com um mau prognóstico, com
80% dos pacientes com alguma perda funcional crônica.

Dessa forma, é importante evitá-lo, com reposição de tiamina 50-100 mg por via endovenosa em ambiente hospitalar por vários dias e posteriormente
por via oral por vários meses.

Além disso, uma vez estabelecida, a própria síndrome complica o tratamento da dependência de álcool, piorando a aderência do paciente às estratégias comportamentais e medicamentosas.

Quer se preparar para prática médica em psiquiatria?

Para quem deseja aprofundar os conhecimentos e habilidades na prática clínica da psiquiatria, fazer uma pós-graduação lato sensu médica pode ser uma ótima alternativa.

Esse tipo de curso é totalmente voltado no aprendizado para a prática médica. Dessa forma, ao cursar, o profissional de medicina ganha mais segurança e aptidão para oferecer atendimentos de excelência aos seus pacientes.

Ficou interessado(a)? Você precisa conhecer a pós-graduação em psiquiatria da Sanar, que é coordenada pelo Dr. Saulo Ciasca, psiquiatra renomado e referência médica no Brasil.

[CONHECER A PÓS DA SANAR]

Referência bibliográfica

  • Galvão ND, Reolon IM, Hércules MB, Arruda AG, Santos ME, Teixeira MC, Lima GM, de Souza; Lima M. Síndrome de Wernicke-Korsakoff associada ao álcool. Brazilian Journal of Health. Review. 2020 Dec 14;3(6):18435-44.
  • Fonseca GS, Assunção IL, Pacheco LO, de Freitas Júnior WU, Trindade PO, Segundo AS, Rego CP, de Aguiar RC, de Abreu Borges F, do Nascimento Coelho CN, Costa AC. Repercussões fisiopatológicas, clínicas e tratamento da Encefalopatia de Wernicke: uma revisão. Research, Society and Development. 2021 Dec 19;10(16):e580101623857-.

Sugestão de leitura complementar

Esses artigos também podem ser do seu interesse:

Veja também um papo entre especialistas da psiquiatria sobre manejo de transtornos ansiosos:

Compartilhe este artigo:

Você melhor no plantão: minicurso gratuito com experts e certificado!

Artigos relacionados: