Confira um breve resumo sobre medicina preventiva e saiba o que esperar das questões sobre esta temática nas provas.
A medicina preventiva é uma área da medicina que se concentra na prevenção de doenças e promoção da saúde. Assim, o objetivo é evitar o surgimento de condições, detectar precocemente doenças e reduzir complicações em casos já estabelecidos.
Vale ressaltar que essa abordagem faz toda diferença para termos um sistema de saúde eficaz, contribuindo inclusive para redução de cursos médicos e para uma melhor qualidade de vida.
O objetivo deste texto é trazer as principais informações sobre este tema e algumas orientações do que esperar de questões sobre medicina preventiva nas provas.
Importância de estudar medicina preventiva
Estudar medicina preventiva é fundamental para a carreira profissional por várias razões. Entre elas:
- Atuação para melhorar a saúde individual dos pacientes;
- Diminuição significativa nos custos de saúde com a redução da incidência de doenças e o manejo eficaz de doenças crônicas;
- Medidas de saúde pública, como políticas de saneamento e campanhas de vacinação em massa, beneficiam comunidades inteiras;
- Suporte para o enfrentamento de epidemias e pandemias com orientações sobre estratégias de contenção e mitigação;
- Garante atualização e capacitação contínua sobre novas técnicas, vacinas, intervenções e políticas de saúde pública.
Além disso, ao focar na prevenção, os médicos atuam de forma proativa para proteger e promover a saúde, cumprindo sua responsabilidade profissional.
Pilares da medicina preventiva
Os pilares da medicina preventiva consistem em fundamentos que orientam as ações e estratégias para prevenção de doenças e promoção da saúde. Entre os principais pilares estão:
Eles incluem a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico e tratamento precoce, o controle de fatores de risco, a reabilitação e cuidados continuados, e a proteção específica.
Quatro níveis de prevenção
A medicina preventiva é categorizada em quatro níveis principais: prevenção primária, secundária, terciária e quaternária, cada um abordando diferentes estágios do processo de doença e saúde.
Prevenção primária
A prevenção primária tem como objetivo prevenir o surgimento de doenças. As intervenções nesse nível incluem:
- vacinação,
- educação em saúde,
- saneamento básico e
- políticas públicas.
Essas ações têm como objetivo eliminar ou reduzir fatores de risco antes que a doença se manifeste.
Prevenção secundária
A prevenção secundária busca detectar e tratar doenças precocemente, reduzindo a gravidade e as complicações. As intervenções incluem: rastreamento, diagnóstico preconce e tratamento inicial.
Exemplos típicos são programas de rastreamento de câncer de mama através de mamografias. Portanto, com esse exame, é possível identificar a doençaem estágios inicias, o que aumenta as chances de tratamento e cura.
Prevenção terciária
O terceiro nível visa reduzir o impacto de uma doença já estabelecida, melhorar a qualidade de vida e aumentar a expectativa de vida.
Exemplos: processo de reabilitação após um acidente vascular cerebral (AVC) e programas de controle da diabetes e hipertensão.
Prevenção quaternária
O foco do quarto nível é evitar intervenções médicas desnecessárias e proteger os pacientes de potenciais danos.
Assim, a prática de medicina baseada em evidência e a comunicação clara com os pacientes são fundamentais para garantir que os pacientes não sejam submetidosa tratamentos que possam ser mais prejudiciais do que benéficos.
O que pode ser cobrado nas provas?
Para os estudantes de medicina, é fundamental compreender e ser capaz de aplicar esses conceitos em diferentes cenários clínicos.
Uma abordagem comum desta temática em provas é solicitar exemplos específicos sobre os níveis de prevenção e identificar as diferenças entre eles.
Além disso, o estudante pode ser cobrado para abordar intervenções comuns e o impacto na saúde pública.
Confira os passos para se preparar para as provas
- Busque compreender os conceitos fundamentais da medicina preventiva;
- Utilize material de estudo de qualidade. Vale ler artigos atualizados sobre os temas de prevenção e saúde pública e até buscar livros para complementar seu conhecimento teórico;
- Adote as técnicas de estudo que fazem mais sentido para você, pode ser criar mapas mentais, resumos e até flashcards;
- Estude junto. Sempre que tiver a oportunidade participe de grupos de estudo para discutir os temas com colegas;
- Resolva questões sobre medicina preventiva, principalmente de identificação de intervenções preventivas;
- Organize de forma eficiente seu tempo de estudos para conseguir ter tempo de revisar cada tópico.
Quer potencializar seus estudos para a faculdade?
Quer continuar estudando este e outros temas essenciais dos ciclos básico e clínico da faculdade de medicina? Não deixe de conhecer o SanarFlix, a plataforma de streaming mais completa do Brasil para auxiliar na formação médica.
Os assinantes podem ter acesso ilimitado a videoaulas, resumos, artigos científicos, bem como um super banco de questões comentadas e muito mais. Para quem ainda não é assinante, é possível experimentar a plataforma por sete dias grátis.

Sugestão de leitura complementar
Esses artigos podem ser do seu interesse:
- Medicina preventiva: o que mais cai na Prova de residência?
- 10 hábitos prejudiciais para o desempenho dos seus estudos
- As melhores residências em Medicina Preventiva e Social
Referências
- CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa; MINAYO, Maria Cecília de Souza; AKERMAN, Marco; DRUMOND JÚNIOR, Marcos; CARVALHO, Yara Maria de (Org.). Tratado de Saúde Coletiva. 1ª reimpressão. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; São Paulo: Hucitec, 2009.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Rastreamento: Caderno de Atenção Primária, n. 29. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/rastreamento_caderno_atencao_primaria_n29.pdf. Acesso em: 2 jun. 2024.
- BRASIL. Ministério da Saúde. O que é Atenção Primária. Portal do Ministério da Saúde. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/o-que-e-atencao-primaria. Acesso em: 2 jun. 2024.