Ao levarmos em consideração o atual cenário global, marcado por uma importante crise na saúde pública, temos a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) mostrando que suas consequências estão muito além das afecções pulmonares e apresentam uma relação valiosa com o aumento de casos de transtorno mentais comuns que acabam predispondo quadros cada vez mais frequentes da Síndrome do Intestino Irritável (SII).
Influência do isolamento e quarentena
A síndrome do intestino irritável (SII) afeta entre 10-15% da população, sendo mais prevalente no sexo feminino e é um distúrbio funcional relativamente comum, mas que vem ganhando uma maior atenção nos últimos meses devido às queixas frequentes de dor abdominal, diarreia e/ou constipação que ao serem investigadas por exames de laboratório e de imagem não chegam a uma causa justificável. Nesse sentido, ressalta-se a importância de uma boa anamnese, com uma história detalhada que vai demonstrar que essas queixas apresentam uma predisposição com episódios de estresse emocional e ansiedade.
Um estudo realizado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e publicado em junho de 2020, corrobora a essa análise uma vez que demonstra que medidas utilizadas na contenção do avanço do vírus como a quarentena e o isolamento estão relacionados com o aparecimento de transtornos mentais comuns, caracterizados por estresse emocional, irritabilidade, fadiga, insônia e estados de ansiedade.
Atuação do eixo cérebro-intestino
O sistema serotonérgico exerce uma função bem conhecida sobre a homeostase orgânica, executando um papel importante sobre a modulação da motilidade gastrintestinal, regulação da emoção e processos do controle comportamental, por exemplo.
A maior parte da serotonina corporal, cerca de 95%, é produzida no trato gastrointestinal pelas células enteroendócrinas ou enterocromafins, no intestino, e pelos neurônios serotoninérgicos do Sistema Nervoso Entérico (SNE). Um importante neurotransmissor envolvido na interação entre o SNE e o Sistema Nervoso Central (SNC) é a serotonina (5-HT), que atua na ativação e condução da informação ao SNC que responde com estímulo para a realização dos movimentos gastrointestinais.
Alterações nessa via causam variações mútuas nesses sistemas. Essa situação descrita, em que os níveis de serotonina estão alterados, é encontrada tanto na Síndrome do Intestino Irritável quanto em episódios depressivos.
Conclusão
É de conhecimento geral que a Síndrome do Intestino Irritável não é uma doença de saúde mental. Entretanto, situações de estresse emocional, estado de ansiedade e episódios depressivos são fatores que induzem o quadro clínico da SII, afirmação corroborada pelas evidências da ligação entre o eixo cérebro-intestino alterados e o crescente número de casos verificados neste último ano.
Além do medo de contrair a doença, essa pandemia vem refletindo uma sensação constante de insegurança que perpassa a capacidade de enfrentamento da população acometida e atesta que o Sars-Cov-2 encaminha mais consequências à nossa saúde do que poderíamos imaginar.
Autor: Vinícius Sussuarana Rocha, discente do curso de Medicina.
Instagram: @vsussuaranar_
O texto é de total responsabilidade do autor e não representa a visão da sanar sobre o assunto.
Observação: material produzido durante vigência do Programa de colunistas Sanar junto com estudantes de medicina e ligas acadêmicas de todo Brasil. A iniciativa foi descontinuada em junho de 2022, mas a Sanar decidiu preservar todo o histórico e trabalho realizado por reconhecer o esforço empenhado pelos participantes e o valor do conteúdo produzido. Eventualmente, esses materiais podem passar por atualização.
Novidade: temos colunas sendo produzidas por Experts da Sanar, médicos conceituados em suas áreas de atuação e coordenadores da Sanar Pós.
Referências
- COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado –
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100507&tlng=pt
- O impacto da pandemia pela COVID-19 na saúde mental –
https://rbmfc.org.br/rbmfc/article/view/2532
- Síndrome do Intestino Irritável –
https://www.sanarmed.com/sindrome-do-intestino-irritavel-colunistas
- Influência da resposta individual ao estresse e das comorbidades psiquiátricas na síndrome do intestino irritável –
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-60832011000200007
- O Eixo Intestino-Cérebro e o papel da serotonina –
https://www.revistas.unipar.br/index.php/saude/article/download/5156/2982