Anúncio

Traqueia: definição, localização e funcionamento

Índice

ÚLTIMA CHANCE | SÓ ATÉ 30/05

Você só tem +2 dias para garantir sua pós em medicina com até 54% DE DESCONTO no aniversário Sanar.

A sua aprovação no ENAMED 2026, com quem dominou a prova em 2025

A traqueia é um tubo constituído de cartilagem e por uma membrana fibromuscular, revestida internamente por mucosa. Sua parte anterolateral é formada por uma série de 16 a 20 anéis cartilaginosos incompletos em forma de C, que asseguram uma via aérea sempre aberta.

Sua porção posterior é transposta por uma parede muscular chata, na qual há o músculo traqueal involuntário. Trata-se de um músculo liso que une as extremidades dos anéis.

Imagem ilustrativa de uma Traqueia.

Imagem: Traqueia. Fonte: STANDRING, S. Gray’s anatomia, 40. Ed. 2010.

Localização da Traqueia

A traqueia se estende da laringe, ao nível da sexta vértebra cervical, até o tórax, na altura da borda superior da quinta vértebra torácica, onde ela se bifurca (carina) em brônquios principais direito e esquerdo. Ao todo, seu comprimento é de 10 a 11 cm. Vale ressaltar que a traqueia é móvel e pode alterar rapidamente seu comprimento.

Durante a inspiração profunda, sua bifurcação pode descer até o nível da sexta vértebra torácica. O diâmetro transverso externo da traqueia é tipicamente de 2 cm em homens adultos e de 1,5 cm em mulheres adultas. Em crianças, ela é menor, localizada mais profundamente e mais móvel.

Funcionamento da Traqueia

A função da traqueia é transportar o ar que entra e sai dos pulmões, e seu epitélio impulsiona o muco com resíduos em direção à faringe para expulsão pela boca. Sua luz (ou lúmen) tem um diâmetro transverso médio de 12 mm em adultos.

No primeiro ano pós-natal, o diâmetro traqueal não ultrapassa 4 mm, enquanto ao final da infância, seu diâmetro em milímetros é aproximadamente igual a idade em anos. A forma transversa da luz da traqueia é variável, especialmente nas décadas mais avançadas da vida, e pode ser arredondada, semilunar ou achatada.

A traqueia se origina do primórdio do sistema respiratório, que surge até o final da quarta semana de gestação. Nesse sentido, a partir de um crescimento mediano, denominado sulco laringotraqueal, que aparece no assoalho da extremidade caudal da faringe primitiva (ou intestino anterior primitivo), se desenvolve o princípio da arvore traqueobrônquica.

O endoderma de revestimento do sulco laringotraqueal forma o epitélio pulmonar e as glândulas da laringe, da traqueia e dos brônquios. O tecido conjuntivo, a cartilagem e músculo liso dessas estruturas se desenvolvem a partir do mesoderma esplâncnico ao redor do intestino anterior.

Posts relacionados

Compartilhe este artigo:

Cursos gratuitos para estudantes de medicina

Anúncio

Não vá embora ainda!

Temos conteúdos 100% gratuitos para você!

🎁 Minicursos com certificado + e-books