Carreira em Medicina

Toracocentese: como fazer?

Toracocentese: como fazer?

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

A toracocentese, também chamada de punção pleural, é um procedimento realizado com frequência em pronto atendimentos para fazer a drenagem de derrames pleurais. Ele pode ser feito por qualquer médico, desde que saiba bem a técnica. E ai, você sabe como fazer uma toracocentese?

Como identificar um derrame pleural

Dispneia, tosse e dor torácica são os sintomas mais comum, mas o paciente também pode apresentar astenia, sudorese noturna ou até mesmo febre.

Durante o exame físico você pode encontrar expansibilidade ipsilateral diminuída no lado acometido ou frêmito toracovocal diminuído ou abolido. Para confirmar o quadro use exames como a radiografia de tórax, ultrassonografia ou a tomografia computadorizada.

Como fazer a toracocentese

No nosso Manual do Internato a Residência temos uma parte só para você aprender a fazer os principais procedimentos da clínica médica e retiramos esse passo a passo da toracocentese dele! Atenção e vamos lá!

Primeiro, posicione o paciente sentado à beira da cama, levemente inclinado para a frente, com braços apoiados. Certifique-se do nível de punção através da propedêutica. Por segurança, puncione um ou dois espaços intercostais abaixo.

A punção é feita na linha hemiclavicular posterior, 5 a 10cm lateralmente a coluna vertebral. Marque o local e limpe a área, realizando a paramentação com métodos de barreira total.

Anestesie o local com solução lidocaína estéril 1 a 2%. Alterne a introdução da agulha com aspiração e a administração de anestésico para evitar a administração intravascular.

Quando o fluido entrar na seringa, recue um pouco e administre analgésico na pleura pariental. Após anestesia, conecte uma seringa a uma torneirinha de 3 vias. Em seguida, conecte um cateter de acesso venoso periférico e insira no trajeto anestesiado previamente.

Quando o líquido pleural for aspirado, interrompa a inserção da agulha, avance de forma sutil a parte plástica do cateter de acesso venoso periférico para dentro da cavidade torácica e retire a agulha em seguida.

Conecte o conjunto seringa-torneirinha ao cateter, aspire 50ml e feche a torneirinha. Peça um auxiliar para inocular o material imediatamente. Se não for aspirar mais material, retire o cateter com o paciente em pausa respiratória e faça um curativo oclusivo.

Confira o vídeo: