Anúncio

Sulfonamidas: definição e mecanismo de ação

Índice

ÚLTIMA CHANCE | SÓ ATÉ 30/05

Você só tem +2 dias para garantir sua pós em medicina com até 54% DE DESCONTO no aniversário Sanar.

A sua aprovação no ENAMED 2026, com quem dominou a prova em 2025

As sulfonamidas são antibióticos que atualmente têm seu uso isolado restrito, mas antigamente, antes da descoberta de outras drogas, era um grupo de antibióticos bastante usado pelo baixo custo e pela sua eficácia contra algumas infecções bacterianas, como o tracoma e as do trato urinário.

Por outro lado, em 1970, quando foi introduzida a associação entre o sulfametoxazol e o trimetoprim (denominada Bactrim®) o interesse pela sulfonamidas foi renovado, já que proporciona uma combinação sinérgica eficaz contra várias infecções bacterianas. Veja mais detalhes no tópico Sulfametoxazol-trimetoprim.

Sulfonamidas: Bactérias Patogênicas

Quando se estuda antibioticoterapia, seja qual for a classe, é fundamental relembrar a classificação das bactérias patogênicas mais comuns no nosso meio. Observe o quadro abaixo:

Os Streptococcus e os Staphylococcus são agentes que causam principalmente infecções cutâneas, bem como infecções de vias aéreas superiores e pneumonias.

As Neisserias meningitidis e gonorrhoeae são as responsáveis pela meningite meningocócica e pela gonorreia, respectivamente. Já a Moraxella catarrhalis acomete o trato respiratório, tanto superior quanto inferior.

A principal infecção causada pela Listeria é a meningite. O Clostridium, apesar de ser um bacilo Gram positivo, apresenta comportamento um pouco diferente deste grupo, sendo mais resistente, por ser uma bactéria anaeróbia. O Clostridium difficile é bastante conhecido por induzir diarreia em pacientes que fizeram uso prévio de antibióticos.

As Pseudomonas acometem preferencialmente pacientes hospitalizados ou com certo grau de imunossupressão, podendo causar infecções cutâneas, do trato respiratório e urinário.

O Haemophilus influenzae além de acometer o trato respiratório, também pode ser o responsável por meningites. Entre as enterobactérias se encontram Escherichia coli, Klebsiella, Shigella, e Salmonella que, em conjunto com enterococos, são responsáveis principalmente por infecções gastrointestinais, mas podem acometer outros sítios, como o trato urinário.

Veja a seguir o mecanismo de ação, as propriedades farmacológicas, espectro de ação e aplicação clínica das principais sulfonamidas.

Mecanismo de Ação das Sulfonamidas

O mecanismo de ação das sulfonamidas está relacionado com a produção de ácido tetra-hidrofólicopelas bactérias, o derivado ativo do folato. Por isso, se faz necessária a revisão de como ocorre este processo de metabolização do ácido fólico.

Posts relacionados

Compartilhe este artigo:

Cursos gratuitos para estudantes de medicina

Anúncio

Não vá embora ainda!

Temos conteúdos 100% gratuitos para você!

🎁 Minicursos com certificado + e-books