Resumo com os cinco mnemônicos ideais para estudar semiologia médica. Aproveite esse material para potencializar seus estudos para faculdade!
A utilização de mnemônicos e acrônimos durante os processos de aprendizagem é uma estratégia de memorização muito utilizada pelos estudantes.
Os mnemônicos e acrônimos permitem, de maneira criativa e até divertida, a fixação de conceitos de diversos níveis de complexidade e favorece o resgate de conteúdos estudados.
O que é um mnemônico?
Um mnemônico é uma técnica de memorização que ajuda a lembrar informações complexas através de associações mais simples, como palavras, frases, imagens ou histórias.
Os mnemônicos podem ser usados para lembrar de uma variedade de informações, incluindo listas, números, conceitos, e até mesmo processos complexos.
Como criar um mnemônico?
A chave para criar mnemônicos eficazes é torná-los pessoais e significativos para você. Dessa forma, você vai conseguir facilmente associar a informação que precisa lembrar com algo que faça sentido em sua mente.
Existem algumas técnicas para criar seus próprios mnemônicos eficazes. Confira algumas estratégias:
- Associação: associe a informação que você deseja lembrar com algo que seja fácil de recordar para você. Por exemplo, se você precisa lembrar o nome de uma pessoa chamada Pedro e ele tem um bigode grande, você pode associar “Pedro” com “bigode”.
- Visualização: crie imagens mentais vívidas que representem a informação que você deseja lembrar. Quanto mais detalhadas e vívidas forem as imagens, mais fácil será para você recordá-las.
- Acronimos: crie uma palavra ou frase usando as primeiras letras de cada palavra que você precisa lembrar. Por exemplo, para lembrar as cores do arco-íris (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta), você pode criar o acrônimo “Viva Lá, Amor Verdadeiro, Indiscutível”.
- Rimas e canções: transforme a informação em uma rima ou canção. A melodia e o ritmo podem ajudar a fixar a informação em sua memória. Por exemplo, você pode criar uma canção com o nome de todas as partes do corpo humano.
- Histórias e narrativas: crie uma história ou narrativa que envolva a informação que você deseja lembrar. Quanto mais interessante e elaborada for a história, mais fácil será para você recordar os detalhes. Por exemplo, se você precisa lembrar uma sequência de eventos, crie uma história que conecte esses eventos de uma forma lógica e memorável.
Mnemônicos e os estudos para faculdade de medicina
Os mnemônicos podem ser muito úteis nos estudos para faculdade de medicina, principalmente pela vasta quantidade de conteúdos densos e complexos das disciplinas do curso.
A técnica de memorização pode ajudar a memorizar conceitos, termos médicos, anatomia, fisiologia, farmacologia e muito mais.
Mnemônicos e a semiologia médica
A semiologia é uma das disciplinas de maior volume de conteúdo e representa a ponte entre os ciclos básico e clínico. Ela é a base da medicina, sendo essencial ao raciocínio clínico, que irá conduzir o diagnóstico e ao estabelecimento da boa relação médico-paciente.
Os conhecimentos adquiridos com esta disciplina estará presente ao longo de todo período de exercício da profissão. Afinal, é aqui que o médico obtém-se informações completas dos pacientes através da realização da anamnese, do exame físico e do agrupamento dos achados.
O que não se posso esquecer sobre esta disciplina?
A semiologia médica é a parte da medicina dedicada à análise dos sinais e sintomas apresentados pelos pacientes. Entre os aprendizados que compõem a semiologia médica e que precisam ser memorizados:
- investigação correta da dor, muitas vezes líder das queixas,
- conhecimento de manobras distintas e da ordem das etapas do exame físico em diferentes regiões do corpo,
- saber identificar, através de sinais minuciosos, qual a síndrome presente.
Confira cinco mnemônicos para estudar semiologia
Avaliando da dor (LIIDERAMCA)
Localização; Intensidade, Irradiação; Duração; Evolução; Relação com funções orgânicas; Agravantes; Manifestações concomitantes; Caráter; Atenuantes.
A dor é uma manifestação orgânica presente em diversas condições clínicas, entendida como um mecanismo básico de defesa que afasta o sujeito de estímulos nocivos, e constitui uma das queixas mais frequentes que levam o indivíduo a buscar atendimento médico.
Entender como essa dor se desenvolve é um conhecimento importante para elencar possibilidades diagnósticas e terapêuticas. Tal entendimento deve ser construído ainda na anamnese, momento em que se colhe a história daquela dor e que, dotados de um raciocínio clínico, nos sugere alguns fatores causadores e até mesmo síndromes e patologias associadas.

Os 5H da anamnese
5H’s da anamnese: história da doença atual, patológica pregressa, fisiológica, social e familiar.
A anamnese é o procedimento inicial e fundamental para estabelecer um diagnóstico preciso e instituir as condutas terapêuticas adequadas. Sua forma padrão segue etapas distintas, iniciando pela identificação e queixa principal do paciente.
As etapas seguintes irão buscar entender a história da doença atual, sua origem e sinais e sintomas, através de possíveis correlações com doenças prévias, história familiar de saúde e hábitos pessoais.

Principais síndromes respiratórias (PÉ DE CABrA)
Pneumotórax; Edema pulmonar cardiogênico; Derrame pleural; Enfisema; Condensação; Atelectasia; Bronquiectasia; Asma.
As síndromes respiratórias tem sido o centro de atenção nas Unidades Saúde nos últimos dois anos, desde o surgimento da COVID-19.
Os diagnósticos diferenciais irão direcionar a conduta médica, permitindo prever o curso natural da doença e a sua gravidade. Além de orientar o tratamento e as medidas de precaução de contato, fundamentais no controle da disseminação em casos de infecções virais.

Exame físico do abdome (IAPePa)
Inspeção; Ausculta; Percussão; Palpação.
As queixas gastrintestinais são uma causa importante de consulta médica ambulatorial e nos serviços de emergência.
Existe uma ampla gama de sinais e sintomas gastrintestinais superiores e inferiores, e a identificação do local de origem do desconforto é o ponto de partida para entender e avaliar o quadro do paciente.
Essa identificação deve ser feita através do exame físico e sempre de maneira ordenada, atentando-se principalmente a intensidade da dor ou desconforto no momento da palpação superficial.

Avaliação de abaulamento na parede abdominal (TOVS)
Tosse; Ortostase; Valsava; Smith-Bates. Abaulamentos no abdome podem ocorrer pela presença de massas, como neoplasias ou hérnia.
A identificação correta da causa deve ser feita através da anamnese em conjunto com o exame físico e exames complementares, quando necessários.
Durante o exame físico, algumas manobras podem auxiliar nessa identificação.

Autores, revisores e orientadores:
- Liga: Liga Acadêmica de Clínica Médica da UNESA – instagram: @lacmedunesa
- Autor(a): Leonardo Carvalho Reis
- Co-autor(a): Iandy Taricone de Souza Mateus
- Revisor(a): Julia Resende de Oliveira
- Orientador(a): Maurício Pinto de Mattos
- Co-orientador(a): Amanda Aparecida da Silva Machado
O texto acima é de total responsabilidade do(s) autor(es) e não representa a visão da sanar sobre o assunto.
Observação: material produzido durante vigência do Programa de colunistas Sanar junto com estudantes de medicina e ligas acadêmicas de todo Brasil. A iniciativa foi descontinuada em junho de 2022, mas a Sanar decidiu preservar todo o histórico e trabalho realizado por reconhecer o esforço empenhado pelos participantes e o valor do conteúdo produzido. Eventualmente, esses materiais podem passar por atualização.
Novidade: temos colunas sendo produzidas por Experts da Sanar, médicos conceituados em suas áreas de atuação e coordenadores da Sanar Pós.
Quer aprofundar os estudos em semiologia médica?
Você pode investir em ferramentas complementares de estudo para potencializar o aprendizado durante a faculdade de medicina. Para você que não sabe bem qual ferramenta escolher, temos duas super dicas: investir na assinatura do SanarFlix e/ou adquirir um livro sobre o tema (Manual Semiologia Médica).
O SanarFlix é a maior plataforma de ensino médico da América Latina, que oferece inúmeras videoaulas, resumos, mapas mentais e questões para potencializar os estudos. Conheça o produto e faça já sua assinatura no SanarFlix.
O livro Manual Semiologia Médica da Sanar tem como objetivo padronizar o treinamento em habilidades semiotécnicas, com base em avaliação da melhor evidência científica disponível, a partir de uma didática versátil. Saiba mais sobre o livro e compre seu livro de semiologia da Sanar com um super preço.
Referências
- Porto, C.C. Semiologia Médica. 7ª Edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
- Swartz, M.H. Tratado de Semiologia Médica: História e Exame Clínico. 7ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
Sugestão de leitura complementar
Confira outros artigos que podem ser do seu interesse: