Search
Close this search box.

Resumo sobre o sistema cardiovascular

imagem representativa do coracao

Índice

Confira um resumo sobre o sistema cardiovascular e orientações focadas na preparação para mandar bem nas provas da faculdade de medicina!

O corpo humano é um todo dividido em diversas partes. Ele funciona como uma máquina que possui suas peças que trabalham em conjunto. Porém, cada peça atendendo a uma respectiva função, para mantê-la em funcionamento.

Essas partes são nomeadas como sistemas – isto é, conjunto de órgãos que trabalham juntos para promover a homeostasia do corpo como um todo.

Um dos principais sistemas existentes é o Sistema Cardiovascular, que é composto pelo coração, artérias, veias e capilares, que têm como função principal, a distribuição de sangue por todo o corpo.

Esse artigo visa apresentar uma visão completo sobre o Sistema Cardiovascular e as funções específicas de cada um dos elementos que o compõem.

Coração

O coração é um dos principais órgãos do corpo humano. Ele funciona como uma bomba oca e possui quatro cavidades que recebem e enviam sangue por meio de um sistema pressórico muito organizado.

Essa pressão é exercida pelo músculo cardíaco e continuamente distribui o sangue dentro dos vasos sanguíneos (veias e artérias) para todas as partes do corpo para garantir a nutrição e manutenção geral do organismo.

Esse órgão está localizado no mediastino e possui seu ápice voltado ligeiramente para a esquerda. Tem aproximadamente o tamanho do punho fechado, e pesa cerca de 250g em mulheres e 300g em homens.

As camadas do coração

As paredes do coração possuem três camadas: periocárdio, miocárdio e endocrdio.

Periocárdio

A mais externa, chamada de Pericárdio ou saco pericárdico, é formada por uma dupla camada que envolve o coração.

A camada externa é dura e formada por tecido conectivo, sendo chamada de pericárdio fibroso; a camada interna fina e transparente de epitélio simples pavimentoso chamada de pericárdio seroso.

A parte do pericárdio seroso que reveste o pericárdio fibroso é o pericárdio parietal, e a parte que cobre a superfície do coração é o pericárdio visceral ou epicárdio.

Miocárdio

A segunda camada do coração é o miocárdio, a responsável pela capacidade de contração do coração e promove a impulsão do sangue.

Endocárdio

A terceira e mais interna camada é chamada de endocárdio que é composta por um epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conectivo.

Cavidades cardíacas

Dentre as quatro cavidades do coração, temos dois átrios, sendo um esquerdo e um direito; e dois ventrículos, também um direito e um esquerdo.

Entre o átrio e o ventrículo direito, existe uma válvula chamada de tricúspide; já do lado esquerdo está a válvula mitral ou bicúspide.

No átrio direito, desembocam as veias cava inferior e superior, além de sair a artéria pulmonar – que possui a válvula pulmonar.

No átrio esquerdo, chegam as veias pulmonares, e sai a artéria aorta – principal artéria do corpo, que possui a válvula aórtica.

Vasos sanguíneos

Artérias, veias e capilares são os tipos de vasos sanguíneos do corpo humano e atuam tubos responsáveis pela condução de sangue pelo corpo.

Artérias

Segundo DANGELO; FATTINI, 2006, as artérias possuem uma túnica externa de tecido conjuntivo, uma média de tecido muscular liso, e uma interna conformada por células endoteliais, chamada de camada endotelial.

Elas são tubos cilíndricos e elásticos que carregam o sangue rico em oxigênio – à exceção da artéria pulmonar – do coração para o corpo.

Elas podem ser classificadas conforme seu calibre em artérias de grande, médio e pequeno calibre e arteríolas, e em relação a sua estrutura e função, as artérias classificam-se em:

  • Elásticas ou de grande calibre (ex.: aorta, tronco braquiocefálico, subclávia);
  • Distribuidoras ou de tamanho médio (maioria das artérias do corpo);
  • Arteríolas (menores ramos das artérias).

Veias

As veias são tubos onde o sangue circula rico em CO2 – à exceção das veias pulmonares – do corpo para o coração e consequentemente aos pulmões para que este seja eliminado do organismo.

Assim como as artérias, as veias podem ser classificadas em veias de grande, médio e pequeno calibre e vênulas.

Os capilares

Os capilares são as terminações das veias e artérias, muito pequenos e compostos apenas de células endoteliais. É onde ocorre a passagem de nutrientes e troca gasosa.

A grande e e pequena circulação

Grande circulação

A Grande circulação (ou circulação sistêmica) é aquela em que o sangue que sai do coração para todo o corpo. Ela faz um trajeto bem específico:

Parte do ventrículo esquerdo, saindo pela artéria aorta irradiando por todo o corpo, e voltando através das veias, desembocando no coração pelas veias cava superior e inferior no átrio direito, passa para o ventrículo direito e então entra na circulação pequena ou pulmonar.

Pequena circulação

A pequena circulação recebe esse nome por que o sangue entra pela artéria pulmonar até aos pulmões onde realiza a troca gasosa, e então retorna pelas veias pulmonares até ao coração para ser irradiado ao organismo – um percurso pequeno.

O sangue é o principal responsável por fazer todo nosso organismo funcionar, é ele quem leva oxigênio necessário na obtenção de energia. Além de nutrientes, anticorpos, dióxido de carbono, plaquetas e eritrocitos.

Sistema linfático

O sistema linfático é um sistema auxiliar do sistema cardiovascular. Ele é formado por vasos e órgãos linfóides onde circula a linfa, que é um líquido tissular que penetra nos vasos, sendo um sistema de drenagem do sistema venoso.

Na linfa existem vários elementos como fatores de coagulação, proteínas e também gorduras absorvidas.

Em alguns locais do corpo existem nódulos linfáticos, que na presença de uma infecção no corpo. Esses nódulos se tornam edemaciados podendo ser mais perceptíveis na palpação.  Os principais nódulos se encontram na região do pescoço, axilas, virilhas e cabeça.

Como o sistema cardiovascular é cobrado nas provas da faculdade?

O sistema cardiovascular é um dos assuntos mais recorrentes durante todo o processo de formação e da vida profissional médica devido a dependência que outros sistemas possuem dele.

Durante a graduação, a forma como ele é abordado pode variar de acordo com o período do curso. Porém, são algumas dicas práticas para te ajudar a compreender o que você deve obrigatoriamente saber sobre esse sistema:

  • Anatomia e fisiopatologia dos órgãos que compõe esse sistema;
  • Principais doenças que afetam o coração, os vasos sanguíneos e o sistema linfático;
  • Emergências cardiovasculares mais comuns, como o infarto agudo do miocárdio, angina instável e tamponamento cardíaco. Considerar sinais e sintomas, tratamento, e diagnósticos diferenciais;
  • Principais exames de imagens que são úteis para avaliar a saúde cardiovascular. Entre eles:
    • Ecocardiografia e Eletrocardiograma, em relação ao coração;
    • Angiografia, em relação às veias e artérias;

Vale ressaltar que, quanto mais próximo do internato, maior a chance de que esses conhecimentos sejam explorados em patologias específicas por meio de casos clínicos. Dessa forma, fica mais fácil associar os conhecimentos acumulados desde o início da formação.

Principais conceitos sobre o sistema cardiovascular e a prática médica

Esse sistema desempenha funções essenciais para o corpo. Dessa forma, o conhecimento sobre ele e todos seus elementos rotineiramente surgem na prática médica de forma específica ou correlacionada a outros sistemas que dependem dele.

Ao conhecer esse sistema, você vai compreender as relações que ele desempenha e que se associam com:

  • Prescrição médica de fármacos e tratamentos sistêmicos e locais;
  • Diagnóstico e avaliação de condições clínicas;
  • Tratamento de síndromes e doenças que atingem diretamente esse sistema. E também possui alta prevalência na população, como hipertensão arterial e insuficiência cardíaca;
  • Prevenção de doenças por meio de educação continuada em saúde;
  • Tomada de decisões clínicas em múltiplos contextos, especialmente nas emergências.

Conclusão

Como foi visto, o sistema cardiovascular é um sistema amplo e com muitas funções que interferem na homeostase e que ofertam o sangue de forma adequada para outros órgãos e sistemas desempenharem suas funções básica.

Ele é responsável pela circulação do sangue, que carrega o oxigênio necessário para a produção de ATP, e transporta o CO2 para ser expelido através da expiração.  Além disso, o sangue também leva os nutrientes a todos os tecidos.

Quer estudar estudar mais sobre este tema?

Você precisa garantir sua assinatura no SanarFlix, a maior plataforma de estudo da América Latina. A plataforma oferece uma série de conteúdos que atendem a todas as fases da faculdade de medicina.

Tem videoaulas, questões comentadas, resumos, flashcards e muitos outros materiais que fazem toda diferença para potencialização dos seus estudos.

Sugestões de conteúdos

Esses artigos relacionados ao tema de sistema cardiovascular também pode ser do seu interesse:

Referências

  • VANPUTTE, Cinnamon L. et al. Sistema Circulatório: O coração. In: VANPUTTE, Cinnamon L. et al. Anatomia e fisiologia de Seeley. 10. ed. rev. Porto Alegre: Artmed, 2016. cap. 20, p. 665 – 708.
  • WANDERLEY, André Leite. Sobre a dinâmica do sistema cardiovascular. Orientador: Prof. Fernando Menezes Campello de Souza, Ph.D. 2005. 68 f. Dissertação (Graduação em Engenharia Elétrica) – Mestrando, Recife,2005. Disponível em: <https://www.ufpe.br/documents/39830/1359036/115_AndreWanderley/170f67d9-f9c0-467c-ae6b-dce830710a90> . Acesso em: 30 jul. 2021.
  • SILVA, Anazilda Carvalho da. Desenvolvimento de Ambiente Virtual de Aprendizagem para a Capacitação em Parada Cardiorrespiratória: Capacitação parada cardiorrespiratória adulto. Ribeirão Preto, 2016. Disponível em: <http://www2.eerp.usp.br/Nepien/PCR/index.html> . Acesso em: 1 ago. 2021.

Compartilhe este artigo:

Cursos gratuitos para estudantes de medicina

Artigos relacionados: