Definição
Os ligamentos são formados por feixes de tecido fibroso formados por tecido conjuntivo denso modelado. É responsável por unir duas cabeças ósseas de uma articulação (ligamento articular) ou por manter órgãos internos em posições anatômicas (ligamento suspensor). Eles ajudam a fortalecer e estabilizar as articulações, concedendo movimentos em determinadas direções – como os movimentos distintos entre ombro e joelho.
A sua caracteristica está diretamente relacionada a articulação envolvida, podendo ser mais ou manos largo ou complido, com forma plana ou redonda. Além disso, podem ligar dois ou mais ossos.
Os ligamentos também possuem diversos receptores nervosos sensitivos, que avaliam a velocidade, o movimento e a posição das articulações, assim como a sensibilidade a dores e ocorrência de estiramentos. Além disso, esses receptores nervosos também são responsáveis por responder a estímulos das ordens motoras aos músculos.
Histologia dos ligamentos
Os ligamentos são formados, predominantemente, por tecido conjuntivo denso modelado. Neste tecido, o colágeno está disposto em feixes paralelos entre si e alinhados aos fibroblastos. Essa orientação das fibras de colágeno permite que essas estruturas forneçam o máximo de resistência mecânica às forças atuantes.
Além de fibras de colágeno, os ligamentos podem possuir fibras elásticas. A presença das fibras elásticas está mais restrita aos ligamentos amarelos da coluna vertebral e no ligamento suspensor do pênis. Essas fibras permitem o alongamento desses ligamentos até determinado limite.
Também é possível identificar em alguns pontos dos ligamentos, principalmente onde se inserem nos ossos, a cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem. Trata-se de um tecido com características intermediárias entre o conjuntivo denso e a cartilagem hialina.
Distúrbios ligamentares
Entorse ligamentar – tem como principal causa a realização de movimentos bruscos. É uma lesão ligamentar traumática que não chega a ocasionar luxação. Está muito associada a traumas relacionados à prática de atividades esportivas.
Estiramento ou Ruptura ligamentar – decorre da ruptura total ou parcial das fibras presentes no ligamento, gerando instabilidade articular. Essa instabilidade tem relação direta ao grau da lesão.
Posts relacionados:
- Resumo sobre músculos do antebraço
- Resumo de músculos do braço: flexores, extensores e antebraço
- Resumo sobre músculos do ombro: deltóide, supraespinhal, infraespinhal e mais
- Resumo sobre anatomia do joelho
- Trauma musculoesquelético
- Abordagem da dor musculoesquelética no pronto socorro
Referências:
JUNQUEIRA, Luiz Carlos; CARNEIRO, José. Histologia básica. 12 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2013
MOORE, K.L.; DALEY, A.F.; AGUR, A.M.R. Anatomia orientada para a clínica. 7a edição. Guanabara Koogan. Rio de Janeiro, 2014.



