A residência médica e o Fellowship são modalidades de pós-graduação para médicos. Uma dúvida frequente que surge é a diferença entre essas duas especializações. Contudo, ambas se complementam na formação médica de qualidade.
Então fique com a gente e confira o que essas modalidades de especialização médica representam e suas diferenças.
A Residência Médica: entenda como funciona
Segundo o Art. 1° da Lei n° 6.932/98, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós- graduação, destinada a médicos, sob a forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, funcionando sob a responsabilidade de instituições de saúde, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
Os programas de residência médica é a modalidade de pós-graduação mais procurada pelos médicos recém-formados. No entanto, não há vagas suficientes para todos candidatos, tornando cada vez mais difícil a caminhada até a aprovação.
Perceba que o residente, ao concluir o programa, ganha o título da especialidade escolhida, sendo uma “formação completa” naquela especialidade. Com o título, o profissional pode atuar em áreas específicas da medicina, como cirurgia geral, neurologia, pediatria, entre outras.
Fellowship: qual o objetivo?
O Fellowship é um programa de complementação especializada voltado para:
- Médicos
- Profissionais de outras áreas da saúde
- Especialistas interessados em aperfeiçoar seus conhecimentos em sub especialidades
Esse programa é reservado para médicos que já concluíram a faculdade de Medicina. Além disso, também já fizeram residência em suas respectivas especializações. O candidato padrão para esse tipo de Fellowship é o médico que deseja se tornar um profissional mestre em uma área específica dentro da própria especialidade. A duração de um fellowship depende da complexidade da área escolhida e da instituição. A maioria dos programas tem duração de pelo menos um ano.
Quais os requisitos para fazer Fellowshipp?
Além de ter se graduado e finalizado a residência, alguns programas de fellowship valorizam:
- Cartas de referência
- Comprovação de experiência profissional
- Pesquisas já publicadas
- Domínio do inglês
Por exemplo, um médico que concluiu recentemente sua residência em cirurgia cardíaca pode optar por buscar uma bolsa para aperfeiçoar-se em transplante cardíaco, troca valvar ou outros procedimentos dentro da cirurgia cardíaca.
Na prática, o Fellowship é utilizado pelas instituições que querem oferecer especialização para médicos estrangeiros que já concluíram a residência médica, e utilizam esse programa de complementação especializada como forma de oferecer a bolsa de estudos de maneira regulamentada e certificada. No entanto, os programas de Fellowship são abertos para os médicos nativos do país também.
Quais as diferenças entre Fellowship e Residência médica?
Como vimos, ambas as modalidades de especialização se complementam na prática. O médico que concluiu a residência médica e deseja complementar sua formação na própria especialidade e fora do país, pode se candidatar a alguma bolsa de estudos para Fellowship nas instituições internacionais.
A complementação da carreira internacional é desejada por muitos médicos, por este motivo, é importante conhecer os programas de Fellowship espalhados pelo mundo dentro da especialidade que deseja.

