Questões Comentadas sobre Resposta Endócrina, Metabólica e Imunológica ao Trauma

questões comentadas sobre resposta endrocrina e mais

Índice

Confira neste post questões comentadas sobre resposta endócrina e mais para potencializar seus estudos!

As questões comentadas são essenciais para os estudos, principalmente para aqueles que estão se preparando para prova de residência médica. Por isso, a Sanar reuniu três questões com respostas e seus respectivos comentários. Aproveite e bons estudos!

Questões comentada sobre resposta endócrina (Exercício 1)

De acordo com as características da intervenção cirúrgica ou do traumatismo em geral, a interrupção parcial ou total da ingestão de alimentos pode estar presente e ter duração variável. Conforme seus conhecimentos sobre as alterações endócrinas, metabólicas e imunológicas ao jejum, julgue a veracidade das afirmações abaixo:

  • I. Em resposta ao jejum, o glicogênio hepático é prontamente consumido e a gliconeogênese hepática é ativada, utilizando como substratos: aminoácidos, lactato e glicerol.
  • II. O Ciclo de Cori (ou Ciclo Glicose-Lactato) se refere ao processo de reciclagem do lactato, que é consumido na glicogênese hepática e produzido na glicólise por eritrócitos e leucócitos.
  • III. No jejum a curto prazo, a lipólise, com liberação de ácidos graxos e glicerol, ocorre devido aos níveis aumentados de insulina.
  • IV. No jejum prolongado (acima de 1 semana) há uma redução da proteólise sistêmica, reflexo de uma adaptação dos órgãos vitais.
  • V. As proteínas, durante a resposta endócrina, metabólica e imunológica ao trauma, são mobilizadas a partir de estruturas fundamentais, como a musculatura diafragmática, o que pode desencadear prejuízos para a função respiratória.

De acordo com a veracidade das afirmações, marque a proposição que apresenta as afirmações corretas:

  • a) I, IV e V
  • b) I e II
  • c) I, II, IV e V
  • d) I, II e V
  • e) I, III e V

Comentário da questão n° 1

Vamos analisar as alternativas:

I – Uma das funções da REMIT é mobilizar substratos para o organismo para maior aporte de energia e processo de cicatrização. A principal fonte energética no trauma são os lipídeos, exatamente pois os estoques de glicose são prontamente consumidos. O glicogênio hepático é consumido num período que varia de 12 a 24 horas de jejum. A gliconeogênese no fígado e no rim é ativada, utilizando-se glutamina, alanina derivadas do músculo, bem como lactato e glicerol. Portanto, a proposição é VERDADEIRA.

II – O Ciclo de Cori se refere ao processo de reciclagem do lactato, que é produzido pelo metabolismo anaeróbio da glicose por células especializadas (leucócitos, macrófagos e fibroblastos) da ferida operatória e retorna ao fígado para servir de substrato para gliconeogênese. A proposição, maldosa, fala que o lactato é consumido na glicogênese e não na gliconeogênese, estando portando, FALSA.

III – O rápido consumo da glicose faz com que a glicemia caia e os níveis de insulina são suprimidos. A lipólise e a liberação de ácidos graxos livres ocorrem em resposta aos níveis reduzidos de insulina. Logo, a alternativa é FALSA.

IV – No jejum prolongado, os órgãos vitais (miocárdio, cérebro, córtex renal, músculo esquelético) se adaptam para utilizar corpos cetônicos para produção de grande parte de seu ATP, principalmente o cérebro. Em humanos, necessita-se de 1 semana de jejum para essa adaptação. Portanto, alternativa verdadeira!

V – No organismo, não existem reservas de proteínas, e estas serão mobilizadas a partir da estrutura fundamental, ou seja, da musculatura. Portanto, ocorre catabolismo proteico, com consequente destruição muscular. Não se deve esquecer que o diafragma é estrutura muscular, a qual também pode ser afetada e propiciar prejuízos para a função respiratória,tornadno a proposição verdadeira.

RESPOSTA: A

Questões comentada sobre resposta endócrina e trauma (Exercício 2)

De acordo com seus conhecimentos sobre as alterações endócrinas que ocorrem após a agressão cirúrgica, indique se os hormônios citados abaixo terão sua atividade aumentada ou reduzida após o trauma e correlacione-os com as suas respectivas funções: Aumentada ou Reduzida

  1. Cortisol
  2. Insulina
  3. Aldosterona
  4. Hormônio do Crescimento
  5. Catecolaminas
  • ( ) Atua proporcionando a glicogênese hepática e facilitando a síntese proteica.
  • ( ) Atuam estimulando a gliconeogênese, a glicogenólise, a lipólise e possuem efeitos hemodinâmicos de estimulação cardíaca e promoção de vasoconstrição.
  • ( ) Atua nos rins, promovendo retenção de sódio e bicarbonato e excreção de hidrogênio e potássio.
  • ( ) Atua no fígado diminuindo a glicogênese e aumentando a gliconeogênese; no músculo esquelético, mobilizando aminoácidos para gliconeogênese; e no tecido adiposo, facilitando a lipólise.
  • ( ) Atua estimulando a lipólise e a síntese hepática do fator de crescimento insulina-símile (IGF-1).

Comentário da questão n° 2

Como o objetivo da REMIT é manter o fluxo sanguíneo, a oferta de O2 para os tecidos e mobilizar substratos para o organismo, dizemos que é um evento CATABÓLICO. Portanto, os hormônios catabólicos terão seus níveis aumentados: cortisol, aldosterona e catecolaminas.

Definição de cortisol

O cortisol é produzido pelo córtex da suprarrenal, pelo estímulo do ACTH que por sua vez é liberado por estímulos deflagrados na incisão (além de outros estímulos como citocinas pró- inflamatórias, colecistoquinina, ADH e outros).

Função do cortisol

Cortisol faz catabolismo tecidual:

  • mobiliza aminoácidos da musculatura esquelética para servir de substrato para gliconeogênese,
  • cicatrização de feridas e para síntese hepática de proteínas de fase aguda (fibrinogênio, ceruloplasminna, PTN C reativa, etc.),
  • diminui a glicogênese e aumenta a gliconeogênese hepática e
  • age no tecido adiposo, facilitando a lipólise pelas catecolaminas.

Aldosterona é liberada na zona glomerulosa da suprarrenal em resposta a angiotensina II e elevação de potássio no soro (pela lesão tecidual). A aldosterona conserva sódio e elimina ora potássio ora hidrogênio (“urina ácida”).

Catecolaminas (principalmente epinefrina) promovem vasoconstrição, aumento da FC (taquicardia), e mobilizam substratos para glicogenólise, gliconeogênese, lipólise A insulina é um hormônio francamente anabólico, e tem seus níveis suprimidos no REMIT. Proporciona armazenamento de glicose e de ácidos graxos e facilita a incorporação de aminoácidos para produção de proteínas musculares.

O hormônio do crescimento também é um hormônio anabólico, porém, para atuar anabolicamente, o GH precisa do IGF-1, por isso estimula sua síntese no fígado. Mas os efeitos do IGF-1 são inibidos pelos altos níveis de IL-1, TNF-alfa e IL-6. Assim o GH, junto com as catecolaminas, atua estimulando a lipólise nas fases iniciais da resposta ao trauma.

Resposta

  1. Cortisol Aumentada
  2. Insulina Reduzida
  3. Aldosterona Aumentada
  4. Hormônio do Crescimento Aumentada
  5. Catecolaminas Aumentada
  • (2) Atua proporcionando a glicogênese hepática e facilitando a síntese proteica;
  • (5) Atuam estimulando a gliconeogênese, a glicogenólise, a lipólise e possuem efeitos hemodinâmicos de estimulação cardíaca e promoção de vasoconstrição.
  • (3) Atua nos rins, promovendo retenção de sódio e bicarbonato e excreção de hidrogênio e potássio.
  • (1) Atua no fígado diminuindo a glicogênese e aumentando a gliconeogênese; no músculo esquelético, mobilizando aminoácidos para gliconeogênese; e no tecido adiposo, facilitando a lipólise.
  • (4) Atua estimulando a lipólise e a síntese hepática do fator de crescimento insulina-símile (IGF- 1).

Aproveite para acessar agora o nosso banco de questões gratuitos!

Questões comentada sobre resposta Metabólica e Imunológica (exercício 3)

De acordo com seus conhecimentos sobre REMIT, marque a alternativa falsa:

  • a) A resposta imunológica desencadeada por uma lesão tecidual tem como objetivos combater os micro-organismos invasores e coordenar o processo de reparação tecidual.
  • b) A demanda metabólica após o trauma é diretamente proporcional a gravidade do insulto, sendo as lesões térmicas e as infecções severas as que demandam mais energia.
  • c) REMIT é uma resposta a grandes insultos, como cirurgias de grande porte, politraumatismos e grandes queimaduras, e geralmente é maléfica.
  • d) A resposta neuroendócrina a uma lesão tecidual envolve não apenas a ação hormonal, mas também o sistema nervoso central, o psiquismo do paciente, estímulos provenientes da área lesada, medicamentos empregados, infecção, condições e alterações nutricionais, entre outros fatores.
  • e) A resposta do paciente ao trauma depende de sua condição metabólica prévia.

Comentários da questão n° 3

A REMIT é uma resposta geralmente benéfica ao trauma, que combate os microorganismos invasores e mobiliza substratos para o organismo. Quanto maior o trauma, maior a demanda metabólica e por consequência, maior será a resposta.

Além disso, é de fundamental importância saber que a condição metabólica prévia do paciente irá modular a intensidade da resposta pós-agressiva.

Diante de agressão física, a resposta neuroendócrina normal é influenciada pela interação conjunta e simultânea do:

  • sistema nervoso central,
  • psiquismo do paciente,
  • ação hormonal,
  • atuação de estímulos provenientes da área lesada,
  • medicamentos empregados,
  • infecção,
  • condições e alterações nutricionais, e
  • outras condições eventuais a serem consideradas.

Apenas quando diversos fatores influenciam negativamente é que a REMIT se torna deletéria.

RESPOSTA: C

Sugestão de leitura complementar

Veja também esse vídeo sobre resolução de questões sobre resposta endócrina:

Compartilhe este artigo:

Estude para as provas R1 a partir dos temas mais recorrentes