Confira neste artigo, tudo que você precisa saber sobre um curso de pós-graduação de medicina da dor e não tenha mais dúvidas.
As dores crônicas fazem parte do cotidiano de 36,9% dos brasileiros com mais de 50 anos, de acordo com o Ministério da Saúde. Sentir dor é um dos maiores incômodos que o ser humano pode sentir e, nesse momento, é comum que ocorra a busca por algum médico experiente.
Além de incomodar, a dor preocupa e é um dos primeiros sinais para entender que existe algo de diferente com o corpo humano. Dessa forma, os médicos que atuam na medicina da dor são fundamentais para tratar e acompanhar pacientes que sofrem com essa condição.
Se você é um médico que busca expandir suas habilidades e oferecer um alívio significativo aos seus pacientes, uma pós-graduação em medicina da dor pode ser o caminho ideal.
Neste artigo, você terá uma visão sobre o que é a medicina da dor, onde esses médicos atuam, como funciona uma pós-graduação nesta área e os passos para se tornar um experiente no assunto.
O que é medicina da dor?
A Medicina da Dor é a área médica dedicada ao diagnóstico e tratamento da dor aguda e crônica. Ela abrange uma ampla variedade de condições, incluindo:
- Dores de cabeça,
- Dor nas costas,
- Dor neuropática,
- Dor oncológica, entre outras.
A dor pode ser um sintoma de uma doença ou uma condição por si só.Os profissionais que atendem nesta área trabalham para identificar as causas subjacentes da dor e desenvolver estratégias eficazes de manejo e possível tratamento.
O que faz um especialista em medicina da dor?
Um especialista em medicina da dor pode atuar na avaliação, diagnóstico e tratamento de diferentes tipos de dor.
Entre as responsabilidades deste médico, estão:
- Realização de avaliações clínicas detalhadas para identificar a causa da dor;
- Desenvolvimento de planos de tratamento através da criação de planos de tratamento individualizados que podem incluir medicamentos, terapias físicas, intervenções minimamente invasivas e apoio psicológico;
- Realização de procedimentos como bloqueios nervosos, injeções de esteróides, estimulação elétrica e terapias intervencionistas avançadas; e
- Monitoramento contínuo dos pacientes para ajustar os tratamentos conforme necessário e garantir a melhor gestão da dor a longo prazo.
Onde atuam os médicos da dor?
Os profissionais em medicina da dor podem atuar em diversos ambientes, incluindo os hospitais, instituições de ensino e pesquisa, clínicas de dor, consultórios privados e até mesmo em centros de reabilitação.
Como atuar na área de medicina da dor?
Trabalhar com medicina da dor é um caminho para para profissionais de medicina generalistas e até especialistas de áreas relacionadas (médicos ortopedistas, neurologistas e outras). É fato que a dor é um dos sintomas mais comuns em ambientes médicos, como nas emergências, consultórios e em postos de saúde.
Então para ganhar experiências na área da medicina da dor e ser um profissional com diferencial no mercado de trabalho, esse caminho profissional pode te auxiliar:
- Formação em medicina e possuir o registro profissional obrigatório (CRM);
- Residência médica em uma área relacionada, como: medicina física e reabilitação;
- Aprovação em prova de título em dor junto a associação médica brasileira (AMB);
- Pós-graduação em medicina da dor.
Por que fazer uma pós-graduação em medicina da dor?
Optar por uma pós-graduação em Medicina da Dor é uma decisão estratégica que pode transformar significativamente a carreira de um médico e a qualidade de vida dos pacientes.
Essa área médica, que se dedica ao diagnóstico e tratamento da dor, tem ganhado crescente relevância no cenário da saúde global.
Especialmente a dor crônica, é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, muitas vezes de maneira debilitante. Por isso, a demanda por especialistas capacitados em Medicina da Dor está em ascensão, tornando esta área uma escolha promissora e necessária.
O que esperar de uma pós-graduação lato sensu em medicina da dor?
A pós-graduação em Medicina da Dor busca possuir uma estrutura eficiente para que o estudante da pós-graduação se familiarize com os casos e crie habilidades de como agir ao receber um paciente que precise desse suporte. Para isso, é possível identificar estruturas que contenham:
- Módulos teóricos;
- Treinamento prático;
- Seminários; e
- Pesquisas.
Geralmente, possuem uma média de 400 a 600 horas de carga horária e você poderá se aprofundar em assuntos como:
- fisiologia da dor,
- diagnóstico e avaliação,
- abordagens farmacológicas,
- terapias intervencionistas,
- pesquisa e inovação na área,
- aspectos psicológicos da dor e mais.
Vale ressaltar que ao concluir um curso de pós-graduação lato sensu, o médico recebe um certificado de conclusão de curso, que pode potencializar seu currículo e abrir novas oportunidades no mercado de trabalho.
A titulação como especialista, independente da especialidade pretendida é apenas mediante conclusão de residência médica ou aprovação em prova de título.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) do Brasil, visualiza a dor como uma área de atuação dentre as especialidades médicas. Com isso, apenas quem possui o título de Área de Atuação em Dor, com título registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM), pode ser identificado como especialista no tratamento da dor.
A pós-graduação em medicina da dor na Sanar vale a pena?
Quer fazer uma pós médica nesta área, mas não sabe qual instituição escolher? Uma dica valiosa é: conheça a pós-graduação em medicina da dor da Sanar, que é coordenado pela Dra. Amelie Falconi.
O curso da Sanar Pós é totalmente focado em aprofundar os conhecimentos na área e no desenvolvimento de habilidades práticas. Um super diferencial é que em sua grade curricular ele conta com um módulo completo sobre tratamento farmacológico. Os alunos do curso vão aprender com profissionais referência no assunto sobre cada fármaco e como preescrevê-lo.
Outro super diferencial é que os alunos participam de análises de casos e de discussões sobre situações rotineiras no dia a dia do médico que atende nesta área.
A pós-graduação em medicina da dor da Sanar é certificada pela Faculdade Cetrus Sanar, registrado no Ministério da Educação (MEC) e possui certificado válido em todo território nacional conforme a legislação educacional vigente.
Além disso, o curso de pós-graduação lato sensu em medicina da dor na Sanar é híbrido, o que gera uma flexibilidade nas aulas e se torna adaptável na rotina de qualquer médico que decida escolher realizar a pós.
Para a formação, o curso conta com uma duração de aproximadamente 15 meses, tendo uma carga horária de 420 horas EAD, com mais 48 horas práticas que são opcionais, ao vivo e presenciais.
Os módulos contam com material didático, aulas gravadas e avaliações finais com questões relacionadas ao módulo estudado. Ficou interessado e quer conhecer mais?
Sugestão de leitura complementar
Esses artigos também podem ser do seu interesse:
- Medicina da dor: entenda as principais abordagem dessa especialidade
- Conheça 10 vantagens da pós-graduação médica
- Cetrus: o que é, funcionamento e quais são os cursos oferecidos

