Confira nesta publicação as vantagens de investir em um pós em dermatologia e as possibilidades de atuação profissional!
Terminou a graduação de medicina por agora? Tem anos de experiência e quer expandir seu campo de atuação? Se sua resposta foi sim para uma dessas questões, você chegou na publicação certa, quero te apresentar uma forma de aprimorar as habilidades e conhecimentos em dermatologia: a pós-graduação.
Dessa maneira, a dermatologia é uma especialidade que se dedica ao cuidado de uma gama de questões que afetam a pele, cabelos e unhas. Assim, com uma pós em dermatologia, você ganhará uma maior compreensão, por exemplo, das doenças dermatológicas e conseguirá diagnosticar e tratar com eficiência os pacientes.
Há muitas vantagens em fazer uma pós-graduação em dermatologia, que ao longo deste texto você vai conhecer. Vamos conhecer mais desse curso de pós-graduação?
O que é dermatologia?
A especialidade médica dermatologia é focada no estudo, diagnóstico e tratamento das doenças e condições que afetam a pele, cabelos e unhas.
Os dermatologistas lidam com uma ampla variedade de problemas dermatológicos, desde problemas comuns como acne, eczema e psoríase até condições mais complexas como câncer de pele e doenças autoimunes.
Essa especialidade também engloba a realização de procedimentos estéticos e cirúrgicos com objetivo de melhorar a aparência da pele. Além disso, a especialidade tem relação direta com a promoção da saúde e bem-estar do paciente.
Como é a rotina de trabalho de um dermatologista?
A rotina do especialista em dermatologia é basicamente em atendimento ambulatorial. Assim, boa parte dos casos de atendimento são para questões como acne, micoses superficiais, transtornos da pigmentação e ceratose actínica.
Para trabalhar nesta área, o profissional, precisa estar não só preparado para tratar essas dermatoses mais comuns, como também ser apto para atuar na avaliação minuciosa dos pacientes e na prevenção de doenças.
Quais são os campos de atuação da dermatologia?
Os campos de atuação são áreas dentro da especialidade médica que você pretende seguir. Assim, em dermatologia temos os seguintes campos:
- Clínica e preventiva (tem como foco as doenças inflamatórias);
- Onicologia (doenças que acometem a unidade ungueal);
- Cosmiátrica (procedimentos e tratamentos que buscam a manutenção da beleza e a melhora da aparência da pele)
- Cirúrgica (trata problemas que requerem procedimentos cirúrgicos como tratamento);
- Oncológica (diagnóstico, tratamento e acompanhamento de casos de câncer da pele).
Como ser um especialista em dermatologia?
Para ser um especialista em dermatologia, o profissional deve:
- concluir uma graduação em medicina (6 anos de estudo); e
- fazer um programa de residência médica (3 anos de estudo) ou ser aprovado na prova de título desta especialidade. A prova é realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Prova de título
O médico deve atender a alguns pré-requisitos para fazer a prova de título em dermatologia. Entre eles comprovar treinamento/capacitação na especialidade e comprovar experiência de atuação área.
Assim, vale ressaltar que neste caso de quem pretende fazer prova de título a realização de uma pós-graduação lato sensu em dermatologia pode ser um grande diferencial.
Afinal, o curso, se bem escolhido, pode fornecer uma base sólida de conhecimento teórico e prático na especialidade. Além disso, é uma forma de ficar por dentro das diretrizes e protocolos dermatológicos que são cobrados também na prova.
Pós em dermatologia: vale a pena investir?
Fazer uma pós-graduação em dermatologia é uma boa decisão seja para médicos recém-formados, que já tem anos de experiência clínica ou até mesmo que já são especialistas em outras áreas.
Um curso lato sensu permite aprimorar e/ou ampliar suas habilidades e conhecimentos em dermatologia.
Dessa forma, o profissional consegue oferecer uma gama mais ampla de serviços médicos aos pacientes no local de trabalho que já ocupa e até mesmo ao abrir novas oportunidades de atuação profissional em clínicas especializadas ou consultórios particulares.
A pós pode até mesmo ser o passo que faltava para investir no próprio negócio.
Pós-graduação em dermatologia: como funciona e o que esperar?
Uma pós em dermatologia é um curso focado em aprofundar os conhecimentos e habilidades nesta especialidade médica.
O curso tende a combinar um treinamento teórico e prática para que o médico se prepare para atuar no diagnóstico e tratamento de doenças de pele, cabelos e unhas, bem como os procedimentos diagnósticos e terapêuticos associados.
Ao buscar uma pós nesta área, o médico pode espera:
- Conteúdo específico: fornece conhecimentos avançados e específicos na área de dermatologia. Isso inclui diagnóstico e tratamento de uma ampla variedade de condições dermatológicas.
- Abordagem prática: os alunos aprendem técnicas e procedimentos que podem ser imediatamente aplicados na prática médica.
- Aprendizado com um corpo docente especializado: os cursos são ministrados por profissionais experientes e especialistas em dermatologia.
- Metodologia objetiva: as aulas podem incluir palestras, estudos de caso, análise de imagens clínicas e discussões sobre questões dermatológicas complexas.
- Atualização científica: os cursos frequentemente abordam avanços científicos e tecnológicos recentes na área de dermatologia.
- Networking valioso: o curso estimula a colaboração entre os alunos, que acabam discutindo casos clínicos e trocando experiências práticas.
Como escolher o melhor curso de pós-graduação de dermatologia?
É preciso ter em mente que no mercado há muitas opções de cursos de pós. Desse modo, esses cursos podem variar em termos de conteúdo, abordagem pedagógica, qualidade do corpo docente, duração do programa e recursos oferecidos.
Assim, diante dessa variedade de opções, o médico precisa escolher cuidadosamente o curso que melhor atende as suas necessidades de aprendizado e seus objetivos profissionais.
Dessa maneira, confira algumas dicas para ajudar a se guiar na escolha do melhor curso:
- Reputação da instituição: opte por instituições de ensino com boa reputação e reconhecimento na área médica.
- Corpo docente: verifique a qualificação e experiência do corpo docente.
- Currículo e conteúdo do curso: certifique-se de que o currículo do curso abrange uma ampla gama de tópicos dermatológicos, desde diagnóstico e tratamento até procedimentos clínicos e cirúrgicos.
- Prática clínica: verifique se o curso oferece oportunidades práticas para aplicar o conhecimento adquirido em situações do mundo real.
- Flexibilidade: avalie se o formato do curso permite que você estude no seu horário e ajuste a sua rotina de trabalho.
- Certificação e reconhecimento: verifique se o curso é reconhecido e certificado pelo MEC.
- Custo e investimento: avalie o custo do curso em relação ao valor que você espera obter dele.
Experimente um pouco da experiência da pós-graduação em dermatologia com um minicurso gratuito oferecido pela Sanar.
O curso de pós em dermatologia da Sanar é bom?
A pós-graduação em Dermatologia da Sanar Educação, da Faculdade Cetrus Sanar, é uma excelente escolha para médicos que desejam aprofundar seus conhecimentos nessa área.
Desse modo, com um currículo abrangente, corpo docente experiente e a oportunidade de vivenciar experiências práticas, o curso oferece uma educação prática e atualizada.
O formato da pós é super flexível e se encaixa bem em qualquer rotina profissional. Assim, o médico consegue estudar na hora e da forma que quiser.
Não perca a oportunidade da sua vida! Garanta seu curso de dermatologia com flexibilidade e qualidade no mercado.
Sugestão de conteúdo complementar
Esses artigos da Dra. Gabriela Noronha, que é coordenadora do curso de dermatologia da Sanar, podem ser do seu interesse:
- Anticoncepção no tratamento da acne: como fazer a melhor escolha?
- Minoxidil oral e finasterida tópica: o que há de novo no tratamento da alopecia androgenética?
- Exames Micológico Direto e Cultura: devem sempre ser solicitados na suspeita de Onicomicose?
Veja também o vídeo de dúvidas sobre a pós da Sanar:


