Carreira em Medicina

O que esperar do OSCE?

O que esperar do OSCE?

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Está para enfrentar o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) e não sabe o que esperar? Aqui vamos falar um pouco sobre o que é o exame e te preparar para o que vem pela frente na sua carreira médica.

O que é o OSCE?

O OSCE é uma forma de avaliação praticada em todas as faculdades de medicina. Ele é utilizado para avaliar competências e raciocínio clínico, além da conduta com o paciente.

Na verdade, ele é utilizado internacionalmente nas profissões da área da saúde para avaliação de desempenho clínico.

De modo geral, ele avalia competências das quatro áreas da medicina abordadas durante o internato.

Quer saber mais sobre o OSCE? Clica aqui!

Como funciona?

A maior ansiedade ao ser submetido ao OSCE é o medo do desconhecido. Assim, há pouca divulgação do método e de como ele funciona.

Primeiramente, é importante saber que o exame é feito em estações. Por isso, dizemos que ele se baseia na rotatividade. Assim, é necessário estar preparado para diferentes cenários, como o pronto-socorro, enfermaria e ambulatório.

Ao começar sua avaliação você será informado sobre qual seu cenário e qual o nível de atendimento à saúde.

Cada um desses espaços tem pontos divergentes, mas a dinâmica frente aos pacientes deve ser sempre humanizada. Assim, independente do seu cenário, pratique a escuta ativa.

Os alunos percorrem as estações e têm um tempo estabelecido para realizar o exercício. Durante a aplicação, eles são avaliados por um professor ou instrutor.

Já sua atividade dependerá do cenário inserido. Em um ambulatório de G.O. se esperam condutas em relação ao pré-natal ou, por exemplo, o cálculo da data do parto.

Por sua vez, em clínica médica você deve saber aferir a pressão arterial e realizar a ausculta cardiopulmonar, uma prescrição, entre outros.

Durante a sua prova, podem ser utilizados pacientes reais, manequins, simulações ou modelos híbridos.

Precisando se preparar para o exame? Conheça nosso Manual para o OSCE!