Carreira em Medicina

O que é o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE)?

O que é o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE)?

Compartilhar
Imagem de perfil de Carreira Médica

Durante a formação médica é importante que os futuros profissionais sejam avaliados além dos conceitos teóricos. Assim, o Exame Clínico Objetivo e Estruturado (em inglês, Objective, Structured, Clinical Examination, OSCE), é um importante instrumento para avaliação de competência.

Desenvolvido em 1975, o exame agora é um padrão. Atualmente, ele é utilizado internacionalmente nas profissões da área da saúde para avaliação de desempenho clínico.

A Proposta do Exame

O exame foca em competências clínicas que vão além de testes objetivos. Assim, ele realiza uma observação direta. Dessa forma, temos a avaliação tradicional atrelada à capacidade de colher história, a realização do exame físico e a execução de procedimentos.

Além disso, é avaliada o raciocínio clínico e a conduta com o paciente, com uma proposta humanista.

Aplicação do OSCE

De modo geral, o exame avalia as principais competências das quatro áreas da medicina abordadas durante o internato. Assim, o OSCE é aplicado a Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Saúde Mental.

O exame é baseado na rotatividade. Por isso, é dividido por estações, que podem ser uma sala ou uma mesa. Nela será simulado um atendimento.

Assim, os alunos percorrem as estações e têm um período pré-estabelecido para realizar o exercício. Durante a aplicação, os estudantes são avaliados por um professor ou instrutor.

Por meio de um check-list objetivo, aspectos de conhecimentos técnicos, habilidades com o paciente e raciocínio diagnóstico.

Quer saber mais sobre o que esperar do OSCE? Clica aqui!

Conheça nosso Manual para o OSCE!