A mastopexia ou cirurgia de levantamento mamário é um procedimento
cirúrgico indicado nos casos em que a mama está ptosada (“caída”). A ptose
(queda) pode acontecer devido a fatores genéticos, gravidez/amamentação ou alterações
importantes de peso.
Para os casos em que as
mamas apresentam uma flacidez média ou acentuada associada a
necessidade/vontade de aumento do volume das mamas, está indicada a realização
da correção da flacidez que chamamos de mastopexia com a inclusão de prótese
de silicone. Com a prótese de silicone, conseguimos aumentar a mama no volume
que desejamos, dar mais projeção no polo superior da mama e reduzir a extensão
da cicatriz.
Cirurgia de Mastopexia e as próteses
A cirurgia é realizada em centro cirúrgico com anestesista e através de incisões nas aréolas, verticais e horizontais, a depender da quantidade de pele que necessita ser retirada. Sempre com extensão menor por causa da prótese.
A prótese pode ser colocada submuscular, subfascial ou subglandular e o volume das próteses é definido pela paciente com orientação e ajuda do cirurgião.
Anestesia na Mastopexia
A cirurgia pode ser
realizada com anestesia peridural ou anestesia geral, sendo o tempo cirúrgico médio
entre 4 a 6 horas, e a paciente permanece internada por um período variável
de 12 a 24 horas.
Tamanho, Consistência e Forma das mamas
Com a cirurgia, não só o tamanho das mamas pode ser melhorado, mas também a sua consistência e forma, tudo obedecendo à norma de harmonia em relação ao físico da paciente como um todo.
Portanto, de igual maneira como ocorreu com o processo de cicatrização, também as “novas mamas” vão passar por períodos evolutivos, que são os seguintes: até o 30º dia sua forma ainda está aquém do desejado, apesar de já apresentar um melhor aspecto; é comum a ocorrência de edema (inchaço).
Do 30º dia ao 8º mês continua a evolução para a forma definitiva, não sendo raros os casos de insensibilidade ou de hipersensibilidade do mamilo. Pode ainda ocorrer edema (inchaço).
Do 8º ao 18º mês é o período no qual a mama vai atingir seu aspecto definitivo, no que diz respeito à cicatriz, forma, consistência, volume e sensibilidade.
No resultado final tem
grande importância o grau de elasticidade da pele das mamas e o volume final
obtido, já que o equilíbrio entre ambos é variável de caso a caso.
Pós-Operatório da Mastopexia
A paciente já sai da sala com o sutiã cirúrgico e retorna ao consultório para troca de curativos entre 5-7 dias. Deverá usar o sutiã por 30-45 dias, período em que deve evitar muito esforço, movimentos exagerados e elevação dos braços acima dos ombros para não ocorrer alargamento das cicatrizes.
As atividades profissionais serão retomadas em 4 semanas e as atividades físicas serão liberadas gradativamente de acordo com a evolução pós-operatória.
A forma final das mamas é atingida por volta de 6 meses e as cicatrizes ficam encobertas pelas vestes íntimas e cada vez mais inaparentes com o passar do tempo.
Para se conseguir um bom resultado final é necessário que os cuidados pós-operatórios, como o repouso e evitar exposição solar, entre outros, sejam seguidos adequadamente.
Amamentação
Na grande maioria das técnicas, a capacidade de amamentação é preservada. É recomendável não se fazer qualquer correção de mamilos (bicos dos seios) até que não haja mais programação para amamentar.