Anúncio

Exame físico: Inspeção Geral e Sinais Vitais

exame fisico

Índice

ÚLTIMA CHANCE | SÓ ATÉ 30/05

Você só tem +2 dias para garantir sua pós em medicina com até 54% DE DESCONTO no aniversário Sanar.

A sua aprovação no ENAMED 2026, com quem dominou a prova em 2025

O exame físico é uma avaliação médica que envolve observação, palpação, ausculta e outras técnicas para examinar o corpo do paciente.

Dessa forma, durante um exame físico, o profissional de saúde pode avaliar diferentes aspectos do paciente, como os sinais vitais (como temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória), o estado geral.

Divisão do exame físico

O exame físico pode ser dividido em duas etapas:

Primeira etapa

A primeira constitui o que se costuma designar exame físico geral, somatoscopia ou ectoscopia. Assim, ele é obtido os dados gerais, independentemente dos vários sistemas orgânicos ou segmentos corporais, o que possibilita uma visão do paciente como um todo;

  • Impressão geral
  • Dados vitais (frequência respiratória e cardiovascular, pressão arterial, temperatura)
  • Medidas antropométricas (peso, estatura, IMC, circunferência abdominal/quadril, relação circunferência/quadril, envergadura)
  • Pele
  • Fâneros
  • Mucosas
  • Linfonodos
  • Cianoses
  • Eupneico ou taquipneico.

Segunda etapa

A segunda etapa corresponde ao exame dos diferentes sistemas ou segmentos corporais, com metodologia própria. Chamado de segmentar.

Preparação para o exame físico

O exame físico geralmente começa após as queixas e a história do paciente terem sido documentadas na anamnese.

Orientações inicias do ambiente

Para iniciar o exame físico, coloque os equipamentos na mesa de cabeceira ou no suporte da maca do paciente.

Quando for possível, ajuste a luz do ambiente. É preferível usar a luz do dia como iluminação, porque alterações na cor da pele podem ser mascaradas pela luz artificial.

Dessa forma, deve-se garantir a privacidade do paciente desde o começo da entrevista. Finalmente, ajuste a maca para uma altura conveniente.Orientações para o paciente

Além disso, caso seja possível, o paciente deve estar vestindo um avental que se abre na frente ou atrás. Pijamas também são aceitáveis. Embora seja necessário que o paciente fique totalmente desnudo, o exame deve ser realizado expondo somente as áreas que estão sendo examinadas naquele momento, com as demais áreas cobertas.

Orientações para o examinador

Antes de examinar o paciente lave suas mãos.

Por convenção, o examinador fica de pé à direita do paciente, com este deitado na maca. Dessa forma, o examinador utiliza a mão direita para a maioria das manobras do exame.

Se você tiver cabelos grandes, lembre de prendê-los.

Equipamentos

Classificação da necessidade e disponibilidadeTipos de equipamentos
Equipamentos necessáriosEstetoscópio, otoscópio, oftalmoscópio, lanterna, martelo para reflexos, diapasão (128 Hz), alfinetes de segurança, fita métrica bem como cartão de bolso para acuidade visual.
Equipamentos opcionaisIluminador nasal, espéculo nasal, diapasão (512 Hz).
Disponíveis em muitos serviços de saúdeEsfigmomanômetro, abaixadores de língua, bastões aplicadores, compressas de gaze, luvas, gel lubrificante, cartão de guáiaco para sangue oculto, espéculo vaginal.

Cuidados no exame físico

O paciente precisa vir em primeiro lugar e reduzir a disseminação das infecções é sua responsabilidade como profissional de saúde. Assim, você sempre precisa lavar as suas mãos antes de tocar em um paciente (para protegê-lo) e após completar o seu exame (para proteger você). As diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS) preconizam que:

  • Se houver alguma sujeira ou material em suas mãos, use sabão e água, cobrindo todas as superfícies das mãos durante pelo menos 40 segundos
  • Se não houver nenhuma sujeira em suas mãos, use um punhado de um produto com base alcoólica (esfregaço de álcool) aplicado durante pelo menos 20 segundos.

A sequência correta é esfregar:

  1. As mãos palma contra palma;
  2. A palma direita sobre o dorso esquerdo com os dedos entrelaçados, e então vice-versa;
  3. Palma contra palma com os dedos entrelaçados;
  4. Dorso dos dedos para as palmas opostas com os dedos fechados;
  5. Cada polegar rotacionalmente– as palmas rotacionalmente.

Finalmente, se estiver usando sabão e água, enxague as suas mãos, seque com uma toalha e use a toalha (ou o seu cotovelo) para fechar a torneira. Se estiver usando o esfregaço de álcool, deixe secar e prossiga.

Dessa forma, não use esfregaço com álcool se suas mãos estiverem sujas ou se houver um surto de infecção pelo Clostridium difficile; use, em vez disso, sabão e água.

Além disso, não se esqueça de limpar a campânula e o diafragma do seu estetoscópio com um esfregaço de álcool após cada exame.

Ectocospia

Ectoscopia ou somatoscopia é a denominação dada a análise geral do paciente. A ectoscopia do aspecto, da altura e do peso de um paciente começa já nos primeiros momentos do contato com ele, porém as observações a respeito da aparência do paciente frequentemente se consolidam quando é iniciado o exame físico.

O exame físico geral inclui a avaliação:

  • Do estado geral;
  • Do estado de hidratação;
  • Antropometria;
  • Do estado nutricional;
  • Desenvolvimento físico/biotipo ou tipo morfológico;
  • Fácies;
  • Atitude e decúbito preferido no leito;
  • Mucosas;
  • Marcha.

Impressão geral

Nesse momento o avaliador deve observar:

  • Estado geral e nutricional do paciente;
  • Idade aparente x idade cronológica;
  • Fáceis;
  • Atitudes e posições aparente;
  • Lucidez e orientação;
  • Grau de comunicação e humor.

A avaliação do estado geral no exame físico é uma avaliação subjetiva com base no conjunto de dados exibidos pelo paciente e interpretados de acordo com a experiência de cada um.

Estado geral

Para descrever a impressão obtida usa-se a seguinte nomenclatura:

  • Bom estado geral;
  • Regular estado geral;
  • Ou ruim estado geral.

Idade aparente x idade cronológica

Alguns pacientes podem possuir idade aparente superior ou inferior a cronológica.

Isso pode trazer informações importantes sobre cuidado, questões socioeconômicas, características da própria patologia investigada, entre outras coisas.

Fáceis

A face normal, chamachamada de atípica. Ou seja, não é característica de nenhum doença.

Entretanto, podemos encontrar algumas fáceis bem características de algumas patologias, como a Cushingoide e a Hansênica.

Atitude e posição aparente

O paciente pode se encontrar:

  • Ativo ou restrito no leito;
  • Pode ter posição preferencial, que pode revelar alívio de dor, como a posição antálgica.

Lucidez e orientação

Esse é um detalhe que se observa na própria conversa com o paciente. Caso seja necessário, é possível aplicar o exame do mini estado mental.

Grau de comunicação e humor

Diz muito sobre como o paciente se encontra e como ele se comporta durante a consulta.

Avaliação do estado de hidratação no exame físico

O estado de hidratação do paciente deve ser avaliado com os seguintes parâmetros de alteração:

  • Abrupta do peso;
  • Da pele quanto à umidade, à elasticidade e ao turgor;
  • Das mucosas quanto à umidade;
  • Alterações oculares;
  • Estado geral;
  • Fontanelas (no caso de crianças).

Estado de hidratação normal: a pele possui boa elasticidade e com leve grau de umidade, as mucosas são úmidas, não há alterações oculares nem perda abrupta de peso. Além disso, no caso de crianças, as fontanelas são planas e normotensas e o peso mantém curva ascendente; a criança se apresenta alegre e comunicativa.

Desidratação: caracteriza-se por sede, diminuição abrupta do peso, pele seca (com elasticidade e turgor diminuídos), mucosas secas, olhos afundados (enoftalmia) e hipotônicos, estado geral comprometido, excitação psíquica ou abatimento, bem como oligúria e fontanelas deprimidas, no caso de crianças.

Avaliação do estado nutricional

A avaliação do estado nutricional no exame físico do paciente é um processo dinâmico, feito por meio de comparações entre os dados obtidos do paciente e os padrões de referência, sendo importante assim a reavaliação periódica do estado nutricional no curso da doença.

Para avaliação de sobrepeso e obesidade, o IMC é um indicador prático, de baixo custo e com boa validade diagnóstica.

Cumpre salientar que o IMC não distingue massa gordurosa de massa magra; assim, um paciente musculoso pode ser classificado com “excesso de peso”.

Deve-se ainda estar atento ao biótipo do paciente, uma vez que um IMC entre 17 e 18,5 não necessariamente é indicativo de desnutrição.

Sinais vitais

Ao realizar um exame físico, a avaliação dos sinais vitais é uma parte fundamental para obter informações sobre a saúde geral do paciente. Os principais sinais vitais que são verificados durante o exame físico incluem:

  1. Temperatura corporal: Pode ser medida utilizando um termômetro, geralmente colocado na boca, sob a axila ou no reto. A temperatura normal do corpo humano é de aproximadamente 36,5°C a 37,5°C
  2. Pressão arterial: medida com um esfigmomanômetro, que consiste em um manguito inflável colocado ao redor do braço do paciente e um estetoscópio para ouvir os sons do fluxo sanguíneo. A pressão arterial é expressa em duas medidas: pressão sistólica (valor mais alto) e pressão diastólica (valor mais baixo), como por exemplo, 120/80 mmHg
  3. Frequência cardíaca: pode ser avaliada colocando-se os dedos sobre uma artéria, como a artéria radial no pulso, ou usando um estetoscópio para escutar os batimentos cardíacos. Dessa forma, a frequência cardíaca normal em repouso varia de 60 a 100 batimentos por minuto
  4. Frequência respiratória: É contada observando os movimentos do tórax ou do abdômen do paciente enquanto respira. A frequência respiratória normal em repouso varia de 12 a 20 respirações por minuto
  5. Oximetria de pulso: É um método não invasivo que utiliza um oxímetro de pulso para medir a saturação de oxigênio no sangue. O oxímetro é colocado no dedo do paciente e fornece uma leitura em porcentagem (%), sendo que uma saturação de oxigênio normal é geralmente acima de 95%.

Durante o exame físico, deve-se seguir os protocolos adequados e usar os equipamentos corretos para obter medições precisas dos sinais vitais.

Descrição da inspeção geral e dos sinais vitais

Descrição de um exame físico de um paciente hígido:

“Paciente em bom estado geral e nutricional, idade aparente compatível com a referida, com a idade aparente, fácies atípica, ativo no leito, sem decúbito preferencial, lúcido e orientado no tempo e no espaço, comunicativa. Normocorado, acianótico, anictérico, perfundido, hidratado, sem linfonodomegalias, pulsos presentes e simétricos.”

Veja também:

Domine anamnese e exame físico

Você que é estudante de medicina e deseja dominar a anamnese e o exame físico, não perca tempo e adquira o SanarFlix. Nesta plataforma, você encontra todos os tipos de materiais que você precisa para estudar:

  • Videoaulas
  • Supermateriais
  • Mapas mentais
  • Questões e mais.

Referências bibliográficas

  • PORTO, Celmo Celeno. Semiologia médica. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019.

Compartilhe este artigo:

Cursos gratuitos para estudantes de medicina

Anúncio

Não vá embora ainda!

Temos conteúdos 100% gratuitos para você!

🎁 Minicursos com certificado + e-books