Os editais de residência médica em Minas Gerais e há várias opções de programas. O principal processo seletivo é o unificado organizado pela Associação de Apoio a Residência Médica de Minas Gerais – AREMG.
Editais de residência médica em Minas Gerais
Criada em 2002, a AREMG tem como finalidade é estimular a residência no estado contribuindo para a melhoria da qualidade dos programas de residência e a formação médica. São cerca de 80 instituições públicas, privadas e filantrópicas do estado que fazem parte do certame. Além disso, é considerado um dos maiores concursos de Residência Médica do país.
O formato unificado permite que os candidatos se inscreveram para quantos programas desejar, realizando uma inscrição diferente para cada instituição, mas realizando apenas uma prova. Se o candidato for aprovado na primeira etapa, também enviará o currículo para avaliação apenas uma vez.
Entre as instituições que fazem parte do processo seletivo:
- Hospital Belo Horizonte
- Associação Beneficente Católica/Hospital Santa Isabel – Ubá
- Hospital Evangélico de Belo Horizonte
- Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia
- Associação de Combate ao Câncer do Brasil Hospital Hélio Angotti
- Fundação São Francisco Xavier/ Hospital Municipal Carlos Chagas
- Hospital e Maternidade Santa Rita
- Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora MG
- Associação Hospitalar Santa Rosália
- Beneficência Social Bom Samaritano – Hospital Bom Samaritano
- Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora MG
Principais instituições de residência médica de MG
Hospital das Clínicas da UFMG
O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade é referência em transplantes, tratamentos oncológicos, maternidade e berçário de alto risco, marca-passos de alto custo e cirurgia cardíaca.
Entre as especialidades oferecidas estão: cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia e dermatologia.
Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora
O Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora é resultado da assinatura do convênio entre a Santa Casa de Misericórdia e a universidade, em abril de 1963. O objetivo era permitir o desenvolvimento de atividades de ensino das clínicas de Medicina, Farmácia e Odontologia.
Desde 2006, a unidade possui um módulo ambulatorial moderno, com exames pouco comuns no SUS e diferencial de atendimento orientado pelo Acolhimento Integrado.
Hoje administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), a unidade oferece Residência Médica nas seguintes especialidades: anestesiologia, cirurgia geral, dermatologia, pediatra e psiquiatria.
Universidade Federal do Triângulo Mineiro
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro oferta programas de Residência Médica de acesso direto e com pré-requisito. Os cursos são desenvolvidos no Hospital de Clínicas da UFTM.
A unidade atende 27 municípios que compõem a macrorregião Triângulo Sul do estado de Minas Gerais, e é o único hospital que oferece atendimento de alta complexidade, todo gratuito, por meio do SUS.
O HC-UFTM é gerido pela EBSERH e possui 302 leitos ativos, sendo 20 de UTI infantil, 10 de UTI adulto e 10 de UTI coronariano; 14 salas de cirurgia; 32 leitos de pronto-socorro e cinco anexos. Na Residência Médica, são ofertadas especialidades como: Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Cirurgia Geral, Dermatologia e Neurologia.
Universidade Federal de Ouro Preto
A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foi criada em agosto de 1969, com a junção das centenárias e tradicionais Escola de Farmácia e Escola de Minas.
Desde 2013, a instituição passou a contar com a Escola de Medicina, no campus Morro do Cruzeiro, que é responsável pelo curso de Medicina. A instituição oferece os seguintes programas de Residência Médica:
- Cirurgia Geral
- Neurologia
- Clínica Médica
- Medicina da Família e Comunidade
Faculdade de Medicina da UFU
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) oferece 44 programas de Residência Médica que são desenvolvidos no Hospital de Clínicas da instituição. A unidade de saúde possui 520 leitos e mais de 50 mil m² de área construída.
O HC-UFU é considerado o maior prestador de serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais e o terceiro no ranking dos maiores hospitais universitários da rede de ensino do Ministério da Educação.
A unidade é também referência em média e alta complexidades em 86 municípios das macro e microrregiões do Triângulo Norte. Entre as especialidades de Residência Médica oferecidas estão: cirurgia geral, neurocirurgia, ginecologia e obstetrícia, infectologia e dermatologia.
Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte (SCMBH)
A Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte é um hospital que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece serviços cirúrgicos, diagnósticos, terapêuticos e laboratoriais. Ela é uma entidade pública e é certificada como “Entidade Beneficente de Assistência Social”.
O complexo de saúde oferece atendimento em 35 especialidades médicas e conta com 19 salas cirúrgicas para procedimentos de média e alta complexidade. A instituição realiza, por ano, cerca de 23 mil cirurgias, 22 mil sessões de quimioterapia, 250 transplantes e 51 mil sessões de radioterapia.
Além de prestar assistência à saúde da população, a Santa Casa de BH também oferece vagas nos seguintes programas de Residência Médica: anestesiologia, cirurgia geral, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, clínica médica e pediatria.
Especialidades médicas ofertadas no estado
Especialidades com acesso direto
- Cirurgia Geral;
- Anestesiologia;
- Pediatria;
- Cirurgia Cardiovascular;
- Dermatologia;
- Clínica Médica;
- Neurocirurgia;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Neurologia Oftalmologia;
- Otorrinolaringologia;
- Patologia;
- Radiologia.
Especialidades com pré-requisito
- Cardiologia;
- Endocrinologia;
- Cirurgia Vascular;
- Gastroenterologia;
- Mastologia;
- Cirurgia da Mão;
- Medicina Intensiva;
- Cirurgia Plástica;
- Medicina Intensiva Pediátrica;
- Cirurgia Torácica;
- Nefrologia;
- Coloproctologia;
- Nefrologia Pediátrica;
- Reumatologia;
- Neonatologia;
- Urologia.
Conclusão Residência Médica em Minas Gerais
O estado de Minas Gerais oferece cerca de 80 especialidades para Residência Médica nas instituições associadas à AREMG. Apesar da diversidade, as oportunidades de destaque são Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Anestesiologia. Tem destaque também para as especialidades com pré-requisito: cirurgia vascular, cirurgia do trauma e cirurgia plástica.
A possibilidade de concorrer a diversas instituições com apenas uma prova de Residência Médica é uma super vantagem, porque poupa energia ao tornar a preparação mais eficiente e direcionada.
As etapas são parecidas àquelas adotadas por instituições de outros estados, então os candidatos também podem aproveitar a preparação para os editais de Residência em Minas Gerais para as demais unidades da federação.
Posts relacionados:Sugestão de leitura complementar
Esses artigos podem ser do seu interesse:
- Enare: o que é, etapas da seleção, cronograma, vagas e mais
- Tudo sobre a residência médica
- A análise do currículo na seleção de residência médica
Veja também:





