Quer fazer residência médica em Alagoas? Se sim, é importante ficar bem informado(a) sobre os processos seletivos mais relevantes e instituições mais desejadas. Essa publicação visa te ajudar na decisão por ir se especializar neste estado.
O estado de Alagoas oferece uma série de oportunidades para médicos interessados na Residência Médica. As especialidades variam de acesso direto a pré-requisitos, em processos seletivos de etapa única ou não.
Editais de residência médica em Alagoas
Os editais de residência médica em Alagoas são lançados anualmente. A seleção mais importante do estado é a PSU-AL, que é organizada pela Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-AL), que engloba unidades de saúde e editais independentes de escolas médicas. Entre as escolas médicas estão a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
Esse processo seletivo oferece vagas de residência para diversas especialidades. Há vagas para programas de de áreas básicas/acesso direto, com pré-requisito e para áreas de atuação.
Normalmente, a CEREM lança um edital geral, com informações sobre o processo seletivo, e outros três anexos. Os anexos trazem as tabelas de vagas para cada tipo de programa.
Instituições que fazem parte da seleção do PSU-AL
Entre as instituições que fazem parte do processo seletivo estão:
- Hospital Chama;
- Associação Beneficente de Palmeira dos Índios;
- Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela;
- Fundação Educacional Jayme de Altavila;
- Hospital Ortopédico de Maceió;
- Santa Casa de Misericórdia São Miguel dos Campos;
- Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly;
- Sociedade Beneficente Nossa Senhora do Bom Conselho.
- Hospital Veredas.
Principais instituições de residência médica do estado
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal)
A Uncisal conta com uma experiente equipe interdisciplinar e hospitais-escola especializados em diversas áreas. Anualmente, a instituição abre seleção de Residência Médica para especialidades de acesso direto. Vale ressaltar que a instituição é uma das mais desejadas para fazer residência na região.
Há vagas para os programas de dermatologia, ginecologia e obstetrícia, infectologia, pediatria, medicina da família e comunidade e psiquiatria.
A universidade dispõe da:
- Maternidade Escola Santa Mônica (MESM),
- Hospital Escola Helvio Auto (HEHA),
- Centro de Diagnóstico e Imagem,
- Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR),
- Centro de Patologia e Medicina Laboratorial (CPML),
- Serviço de Verificação de Óbitos (SVO),
- Centro de Reabilitação III (CER III),
- Ambulatório de Especialidades (AMBESP),
- Centro de Atenção Psicossocial (CAPs).
Universidade Federal de Alagoas (HU-Ufal)
A residência médica da UFAL é pioneira no estado de Alagoas. O corpo docente é capacitado através de uma abordagem integrada da saúde, da qual o estudo interdisciplinar é elemento fundamental. Além disso, visa-se oferece aos residentes uma formação técnica e humanizada da medicina.
Há vagas para diversas especialidades. Entre elas: anestesiologia, neurologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, dermatologia, clínica médica e cirurgia geral.
Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela
O Hospital Geral do Estado Professor Osvaldo Brandão Vilela foi inaugurado em setembro de 2009. A unidade surgiu da junção do Hospital Escola Dr. José Carneiro (HEJC) e da Unidade de Emergência Dr. Armando Lages (UE).O foco é em atendimentos de pacientes de urgência e emergência.
A unidade conta com 418 leitos disponíveis para a população da cidade. Desse total, 41 leitos são de Unidade de Terapia Intensiva. Há vagas para residência médica nas seguintes especialidades:
- Clínica Médica
- Medicina de Emergência
- Neurologia
- Ortopedia e Traumatologia
- Pediatria
Hospital Veredas
O Hospital Veredas abriu suas portas em abril de 2019, mas herdou um legado de mais de 60 anos do Hospital do Açúcar/Usineiros. A unidade conta enfermarias, apartamentos, suítes, UTI Adulto, UTI Coronária e UTI Neonatal e Pediátrica. Também tem 2 centros cirúrgicos, sendo um com atendimento obstétrico, e serviços de alta e média complexidade.
Entre as especialidades possíveis de fazer residência médica no Hospital Veredas estão:
- Cirurgia Geral
- Anestesiologia
- Clínica Médica
- Ginecologia e Obstetrícia
- Ortopedia e Traumatologia
- Radiologia e Diagnóstico por Imagem
- Medicina Intensiva Pediátrica
- Cardiologia
Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho
Fundado em 1990, o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho é responsável por atender a população de Arapiraca e outros 50 municípios do agreste alagoano.
A unidade oferece serviços em ambulatório, urgência e emergência adulto e pediátrica; clínica médica, clínica cirúrgica, clínica pediátrica, UTIs Adulto e Neonatal, unidade de cuidados intermediários convencional, unidade mãe canguru, centro obstétrico e apartamentos.
A unidade desenvolve os programas de Residência Médica numa estrutura de 100 leitos, sendo a maioria SUS.
- Programa de Área Cirúrgica Básica
- Ginecologia e Obstetrícia
Conclusão sobre as residência médica em Alagoas
As possibilidade de residência médica em Alagoas são interessantes. Poder concorrer em um edital unificado, sendo possível escolher a instituição com apenas uma prova, se torna uma super vantagem, porque poupa energia ao tornar a preparação mais eficiente e direcionada.
Por outro lado, instituições de ensino importantes e referência no atendimento à população por meio do SUS também ofertam vagas em especialidades a partir de editais próprios.
As etapas são parecidas àquelas adotadas por instituições de outros estados, de modo que os candidatos também podem aproveitar a preparação para os editais de residência médica em Alagoas para as demais unidades da federação.
Sugestão de leitura complementar
Esses artigos podem ser do seu interesse:
- Residência médica no Complexo Hospitalar Manoel André
- Residência médica PSU-AL
- Tudo que preciso saber sobre a residência médica
- Conteúdo médico sobre residência
Veja também:





