O Exame Nacional de Residência (Enare) consiste numa avaliação que visa selecionar candidatos para vagas de residência das áreas médica, multi e uniprofissionais. Foi criado em 2020, num projeto piloto entre o Ministério da Educação e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O Enare visa promover igualdade de condições e acesso para as vagas ofertadas em todo o Brasil. É possível fazer a prova em em qualquer uma das capitais brasileiras. O exame também é aplicado em mais 23 cidades polo. Esta prova compõe 90% da nota, sendo os restantes 10% preenchidos pela análise curricular.
Após obtida a nota final, o candidato passará por uma espécie de leilão de vagas. Ele poderá escolher qual instituição realizará a residência escolhida.
O que preciso saber sobre o leilão de vagas do Enare?
Após ter sua nota calculada, o candidato poderá escolher até duas instituições nas quais desejaria realizar sua residência médica. Caso o candidato não consiga ser contemplado nos dois locais escolhidos nesse primeiro momento, ele poderá fazer uma nova escolha com as vagas remanescentes.
A alocação dos candidatos se dará de acordo com a nota obtida no processo seletivo da escolha feita pelo mesmo.
A lista de escolhas e classificações dos candidatos por especialidade e instituição é atualizada diariamente, às 0h.
Muitos chamam o Enare como o “ENEM” dos médicos. Isto porque o sistema de escolhas do local pretendido pelo residente é similar ao mesmo adotado pelo Enem/Sisu.
Recebe este nome de “leilão” pois um número grande de vagas é oferecido em diversas instituições. E quem tira a maior nota tem a prioridade de escolher para qual lugar deseja ir.
Quais são as vantagens de participar do Enare?
Há muitas vantagens num processo seletivo unificado de residência médica como o Enare. Um deles é a data única de realização da prova.
Muitos candidatos, ao se inscreverem em provas de residência, sofrem o drama de precisar escolher qual processo seletivo irá prestar. Afinal, é comum duas instituições terem a mesma data de realização da prova, obrigando o candidato a optar por somente uma delas.
Com o Enare, isso não será mais problema. É uma única prova é aplicada em todo o Brasil, na mesma data. Pelo fato das provas serem aplicadas em todas as capitais e mais em algumas outras cidades, há outra vantagem aqui: o menor custo com deslocamento para realizar a prova.
Outra vantagem é o maior número de vagas ofertadas, na edição de 2021/2022, foram mais de 2.400 vagas ofertadas.
Além disso, a padronização do processo seletivo permite melhor preparo por parte dos candidatos, que não precisam adequar os estudos para diferentes bancas das diferentes provas que prestarão.
Conteúdos relacionados
- Quem é o médico brasileiro? Panorama da medicina na última década
- Aprenda como construir uma carreira de sucesso na medicina
- Entenda a polêmica do auxílio moradia para residentes
Impactos do Enare nos programas de residência
Uma das propostas do Enare é diminuir o não preenchimento de vagas em alguns serviços de residência. Já ficou comprovado nas edições passadas o alto percentual de ocupação das vagas ofertadas.
Isso resultará em economia para os gastos públicos, já que as vagas ociosas serão reduzidas, principalmente nos locais mais distantes. Há previsão que o número de vagas seja expandido para cerca de 14 mil vagas, conforme o número de instituições aderidas se torne maior.
Todos estes fatores estão contribuindo para que o acesso às vagas de residência se torne mais democrático.
Vale a pena fazer o Enare?
Do meu ponto de vista, vale muito a pena fazer o Enare se você está disposto a se mudar do seu local para fazer uma residência fora. Muitas pessoas acabam prestando prova em apenas um processo seletivo, o que é considerado algo arriscado.
Afinal, o bom sucesso numa prova não depende apenas da preparação ao longo de todo o ano. O dia em si conta muito, e é possível que você acabe fazendo a prova num dia em que não estava muito legal, ou ficou muito nervoso pela pressão, e acabou desperdiçando o seu único tiro.
Nesses casos, o Enare pode servir como um “backup”. Caso você não consiga ir bem, você poderá tentar conseguir a sua vaga neste leilão do Enare.
Para algumas pessoas, o Enare pode já ser a sua prova de maior foco, se sua especialidade e local de residência estiver bem contemplado no edital.
No futuro, talvez o Enare se torne a opção para a maioria das pessoas, mas ainda não é realidade pela baixa representatividade de algumas instituições muito requisitadas para vários candidatos.






