Anúncio

Tuberculose Pulmonar | Caso Cínico

Imagem de uma paciente sendo consultada por um médico

Índice

ÚLTIMA CHANCE | SÓ ATÉ 30/05

Você só tem +2 dias para garantir sua pós em medicina com até 54% DE DESCONTO no aniversário Sanar.

A sua aprovação no ENAMED 2026, com quem dominou a prova em 2025

Neste caso clínico de Tuberculose Pulmonar, saiba o que deve ser feito em pacientes que apresentam os sintomas – do diagnóstico ao tratamento.

História Clínica sobre Tuberculose Pulmonar

Paciente de 32 anos, sexo masculino, apresenta-se à consulta com queixa de tosse com sangue e febre.

Paciente refere que há aproximadamente dois meses começou a apresentar tosse com expectoração purulenta, cursando há cerca de um mês para hemoptise.

Há três semanas, passou a apresentar febre alta vespertina, dor torácica e sudorese noturna.

Exame Físico para Tuberculose Pulmonar

Paciente se encontrava em estado geral regular, pálido e emagrecido.

À ausculta pulmonar, apresentava diminuição do murmúrio vesicular, roncos e estertores no terço superior do pulmão direito.

Exames solicitados

  • PPD;
  • Radiografia de tórax nas incidências PA e perfil;
  • Baciloscopia do escarro.

Discussão dos exames de Tuberculose Pulmonar

PPD:

O PPD é um teste cutâneo usado para triagem da tuberculose pulmonar, e ele se baseia na resposta de hipersensibilidade tardia manifestada pelo sistema imune após a exposição a um dos antígenos da Mycobacteria tuberculosis, mais especificamente a tuberculina.

Esse teste é feito com injeção intradérmica de derivado proteico purificado da Mycobacteria tuberculosis no terço médio da face anterior do antebraço esquerdo e sua leitura é realizada entre 48 e 72 horas após o procedimento.

Após esse período, surge no local uma lesão endurada e a partir do diâmetro dessa lesão é possível avaliar se o paciente já teve ou não contato com o bacilo da tuberculose.

Os resultados do exame são lidos da seguinte forma:

Diâmetro < 5mm: Não-reator. Indica que paciente não teve contato prévio com o bacilo;

Diâmetro > 5mm e < 10 mm: Fraco reator. Indica contato prévio e possível infecção latente. Importante iniciar quimioprofilaxia.

Diâmetro > 10 mm: Forte reator.

O PPD é um teste auxiliar no diagnóstico da tuberculose e é indicado para pessoas próximas a pacientes com tuberculose pulmonar, imunodeprimidos e profissionais da área de saúde.

Em pacientes HIV positivos, um diâmetro entre 5 e 10 mm já é considerado forte reator, e nos casos de PPD negativo, deve ser feito o tratamento de antirretrovirais para melhora da resposta imune e após 6 meses ocorrer repetição do teste.

Esse teste não é diagnóstico porque é pouco especifico. Isso acontece porque o PPD pode ser falso positivo em casos de pacientes vacinados há até 2 anos por BCG e em casos de realização prévia do PPD até 6 meses.

No caso em questão, o PPD apresentou resultado forte reator, indicando possivelmente a doença tuberculose.

Radiografia de tórax nas incidências PA e perfil:

A radiografia de tórax em PA mostrou infiltrado e cavitação em lobo superior direito sugestivo de tuberculose pulmonar.

VEJA TAMBÉM

Vivemos no mundo da instantaneidade, do aqui, do agora

Caso clínico obstétrico

Caso Clínico – Pneumologia na Sala de Emergência

APRENDA MAIS! Conheça o Livro 100 casos clínicos e aprofunde seu raciocínio clínico

Confira o vídeo:

Compartilhe este artigo:

SanarFlix2.0-color
Comece os estudos com o apoio certo, desde o Ciclo Básico até o R1

Anúncio

Não vá embora ainda!

Temos conteúdos 100% gratuitos para você!

🎁 Minicursos com certificado + e-books

📚💻 Não perca o ritmo!

Preencha o formulário e libere o acesso ao banco de questões 🚀