Quer mandar bem na prova de biologia celular? Esse post tem tudo que você precisa saber para se preparar passar na disciplina.
A Biologia Celular e Molecular é um ramo da biologia que estuda a estrutura e o funcionamento da célula. A célula é a unidade básica funcional que define os seres vivos.
Esse estudo tem um enfoque nas interações celulares que estão envolvidas em dois processos vitais:
- Duplicação do material genético
- Síntese das proteínas.
Esses dois processos se ramificam em outros múltiplos processos e mecanismos que interferem diretamente no funcionamento metabólico e organização estrutural dos organismos.
Qual a importância de estudar essa matéria?
A compreensão desses fenômenos pela ótica da biologia celular e molecular permite compreender a genética, o desenvolvimento das espécies e forma uma das bases indispensáveis para o estudo de áreas que são vistas no ciclo básico.
O conhecimento e domínio desse ramo da biologia é uma ciência básica e indispensável para a medicina.
Organizamos aqui um material para que você, estudante de medicina do ciclo básico, esteja ciente sobre as principais informações que você deve conhecer sobre a Biologia Celular e Molecular.
O que é a Biologia Celular e Molecular?
Um dos maiores ramos da biologia como componente curricular e área do conhecimento, a biologia celular e molecular é pautada na teoria celular e é comum a múltiplos cursos que envolvem o conhecimento de processos biomoleculares.
A teoria celular expressa que a menor unidade funcional de um organismo vivo é a célula e as propriedades desses organismos dependem diretamente das propriedades das células que os compõem.
As células derivam de outras células preexistentes devido a transmissão do material genético presente nelas. Esse conhecimento forma a base dos estudos da genética, um campo muito importante na medicina.
Os processos inerentes as células presentes nos seres vivos foram agrupados e descritos como o dogma da Biologia Celular e Molecular. Esse dogma expressa que todo ser vivo é constituído por um material genético, seja pelo DNA ou pelo RNA, ambos ácidos nucleicos essenciais.
O DNA, no processo de duplicação, origina uma fita de RNA que é transcrito e posteriormente submetido ao processo de tradução.
Dentre os vários tipos de RNA, o RNA mensageiro tem destaque se comparado aos outros. Isso ocorre pois quando direcionado para o citoplasma e adentra o ribossomo da célula, origina as proteínas – processo chamado de síntese proteica. A síntese proteica, bem como os ácidos nucleicos, são os braços principais da biologia celular e molecular no estudo dos seres vivos.
Um pouco de história
A história desse ramo da Biologia se inicia a partir dos estudos de Robert Hooke que observou tecidos mortos de vegetais através da microscopia óptica no século XIX.
Pouco tempo depois, Anton van Leeuwenhoek desenvolveu técnicas especificas e aperfeiçoadas para a microscopia óptica na análise de estruturas celulares, sendo um importante marco da área.
Com o passar do tempo e o avanço crescente dos estudos por múltiplos profissionais, a teoria celular foi elaborada e aperfeiçoada para o entendimento que atingimos hoje na modernidade.
Um outro marco importante na Biologia Celular e Molecular foi o desenvolvimento da teoria da divisão celular, iniciada por Rudolf Virchow, um importante patologista do século XIX, que revolucionou o modo de pensar sobre os mecanismos celulares.
As alterações da divisão celular e as mutações que alteram os ciclos celulares provocam os cânceres que conhecemos atualmente e isso evidencia como o conhecimento molecular é indispensável para a medicina.
Quais os principais objetivos da Biologia Celular e Molecular?
O estudo da Biologia Celular Molecular objetiva propiciar o conhecimento dos princípios básicos da organização celular dos organismos.
Nesse contexto, explorar as interações entre as estruturas celulares e suas funções auxilia na compreensão evolutiva dos organismos vivos, sobretudo em relação aos ácidos nucleicos e a síntese de proteínas.
Como estudar para uma prova de Biologia Celular e Molecular?
Por ser um dos conteúdos principais do ciclo básico, principalmente nos primeiros períodos do curso de medicina, o estudo da Biologia Celular e Molecular deve ser visto como fundamental e indispensável para o que virá à frente na graduação.
É possível que em grandes universidades, esse componente curricular seja ofertado em parceria com Institutos de Biologia ou ofertados para turmas compostas por alunos de cursos diferentes da saúde e biologia.
Contudo, independente do cenário de oferta, nos currículos das faculdades e universidades brasileiras, os livros-textos comumente utilizados como referências bibliográficas são:
- Fundamentos da Biologia Celular (Alberts e colaboradores);
- Biologia Celular e Molecular (De Robertis);
- Biologia Celular e Molecular (Junqueira e Carneiro).
É possível que livros básicos de bioquímica sejam recomendados como literatura complementar. Embora não seja uma regra absoluta e a perspectiva da bioquímica seja diferente da biologia.
O que é preciso saber para a prova de Biologia Celular e Molecular?
Embora existam conceitos que anteriormente podem ter sido estudados em Biologia durante o ensino médio e na preparação para o Enem ou vestibular, é importante ter certeza que esses conceitos e nomenclaturas sejam realmente conhecidos.
Em matérias majoritariamente teóricas, a compreensão dos conceitos básicos adequadamente é um ponto chave para que o bom progresso.
Sendo assim, se durante suas sessões de estudo você perceber que a compreensão de algum mecanismo ou processo esteja complicado, talvez rever os conceitos seja necessário.
Se você tiver a base consolidada no início dos estudos, certamente não terá dificuldades na progressão do curso. Porém, organizamos três dicas práticas incríveis que podem melhorar seus estudos para a prova de Biologia Celular e Molecular.
Dica 1: Aproveite as aulas práticas
Quando tiver oportunidade de ir em laboratórios e identificar estruturas com o microscópio, aproveite para tirar suas dúvidas. É importante consolidar os conhecimentos já obtidos.
Não esqueça de garantir que você sabe manusear o microscópio adequadamente para conseguir extrair o melhor das práticas.
Além disso, os estudos de casos clínicos associados as condições que cursam com alterações moleculares significativas como a anemia falciforme, por exemplo, devem ser valorizadas.
Não se esqueça que esse pode ser o seu primeiro contato com assuntos de alta prevalência durante a graduação e nas provas de residência médica.
Dica 2: Desenhe e use sua criatividade
Devido as inúmeras alterações morfológicas, desenhar esquemas e/ou elaborar materiais visuais como mapas mentais pode ser muito útil para te auxiliar na associação didática sobre como esses processos ocorrem.
Dica 3: Identifique suas principais dúvidas
Após estudar pelo livro-texto e/ou fazer a comparação com suas anotações das aulas, a resolução de questões pode ser uma ótima estratégia para avaliar seu grau de fixação e apreensão dos conteúdos.
Uma vez que você identifique suas fragilidades e dúvidas, busque saná-las o quanto antes!
Quais são os assuntos mais cobrados na prova desta disciplina?
Os temas mais comuns nos currículos das faculdades de medicina em relação a Biologia Celular e Molecular estão reunidos numa lista que elaboramos especialmente para te ajudar.
São eles:
- Origem geral das células procarióticas e eucarióticas;
- Superfície celular: estrutura e interação com o meio;
- Estudo das membranas;
- Síntese, trânsito e endereçamento de proteínas;
- Meios de comunicação e sinalização celular;
- Componentes morfológicos das células;
- Estudos dos ácidos nucleicos (DNA e RNA);
- Ciclo celular e apoptose.
Os temas mais gerais podem se ramificar e/ou serem estudados em associação a outros componentes curriculares do ciclo básico.
É válido acrescentar que, devido a capacidade das células em alterar suas conformações e se movimentarem, um dos conteúdos vistos no início do curso é a contração muscular pela ação do cálcio e componentes como a miosina e a actina.
Não podemos esquecer também que os processos energéticos envolvem o ATP (adenosina trifosfato), fazendo com que essa seja uma molécula indispensável de ser conhecida.
A quebra ou hidrólise do ATP em ADP (adenosina difosfato) é importante pela sua repercussão biológica e química. Consiste em um mecanismo a ser dominado pelo estudante, bem como a ressíntese dessas enzimas.
Pratique questões de Biologia Celular e Molecular
Para praticar seus conhecimentos por meio de questões, conte com o SANARFLIX! Temos um incrível e completo banco de questões para te auxiliar nos estudos desde o ciclo básico até a residência!
Essa forma de estudo ativo é um dos melhores métodos de aprendizagem e, com certeza, ter acesso a questões bem formuladas faz toda a diferença!
Estude BMC com o SanarFlix!
Na Biologia Celular e Molecular, compreender efetivamente os processos é indispensável.
Embora possa parecer inicialmente que os conteúdos estão muito distantes da “medicina”. Na verdade, eles irão te conceder bases muito importantes para construir seus conhecimentos da:
- Fisiologia
- Microbiologia
- Farmacologia
- E muitas outras matérias do ciclo básico.
Para te auxiliar nos estudos da Biologia Celular e Molecular, não deixe de acessar a aula de Sinalização Celular. Esse é um dos principais temas dessa matéria, e que está disponível gratuitamente no nosso canal do Youtube:
Quer ter acesso a uma série de conteúdos ricos sobre este Biologia Celular e Molecular? Vale muito a pena conhecer a melhor plataforma de estudo mais completa para a jornada do estudante de medicina!

Sugestão de leitura complementar
- Resumo: hemogasometria arterial | Ligas
- Toda acidose metabólica deve ser tratada com bicarbonato? | Colunistas
- Hipernatremia: o aumento da concentração de sódio no sangue | Colunistas
- Resumo de Asbestose
Referências bibliográficas
- ALBERTS, B., JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Biologia molecular da célula. Trad. de Ana Letícia de Souza Vanz et al. 5 ed. Porto Alegre: Artmed. 2010. 1396 p. il.
- COOPER, G. M.& HAUSMAN, R.E. A Célula: uma abordagem molecular. 3.ed. Porto Alegre: Artmed. 2007. 736º. il.
- ALBERTS, B., BRAY, D., JOHNSON, A., LEWIS, J., RAFF, M., ROBERTS, K., WALTER, P. Fundamentos da Biologia Celular. Trad. de Ana Letícia de Souza Vanz et al. 3 ed. Porto Alegre: Artmed. 2011. 844 p. il.