Carreira em Medicina

Artrite psoriásica

Artrite psoriásica

Compartilhar
Imagem de perfil de Graduação Médica

Por meio desse resumo completo sobre Artrite Psoriásica, tire todas as suas dúvidas sobre a doença!

Boa leitura.

As espondiloartrites

As espondiloartropatias ou espondiloartrites correspondem a um grupo de artropatias inflamatórias e eram conhecidas como artropatias soronegativas por serem consideradas variantes da artrite reumatoide, com o diferencial de terem em comum o acometimento da coluna vertebral e a ausência do fator reumatoide (FR).

No entanto, a partir dos estudos clínicos e familiares e da demonstração da presença do antígeno HLA-B27 na maioria dos casos, esses quadros sindrômicos foram caracterizados como entidades clínicas definidas e independentes, sendo então denominadas espondiloartropatias.

Historicamente, a soronegatividade para o fator reumatoide era um requisito para o diagnóstico, no entanto, mais de 10% dos pacientes com psoríase não complicada e até 15% da população normal apresentam fator reumatoide presente no soro.

As espondiloartropatias são caracterizadas por algumas manifestações clínicas, como descrito abaixo:

Imagem das manifestações clínicas da espondiloartropatias

Dentro do espectro clínico, fazem parte das espondiloartropatias as seguintes patologias: espondilite anquilosante (EA), artrite psoriásica (APs), artrite reativa (ARe), enteroartropatias e as espondiloartropatias indiferenciadas.

SE LIGA! Das espondiloartrites, a artrite psoriásica é a que menos se associa com a alteração HLA-B27. Além disso, vários pacientes com psoríase e espondiloartropatia são negativos para o antígeno HLA-B27.

Definição de Artrite Psoriásica

A artrite psoriásica (APs) é uma doença musculoesquelética inflamatória associada à psoríase cutânea e ungueal.

Foi inicialmente considerada uma variante da artrite reumatoide (AR), mas posteriormente emergiu como uma entidade clínica distinta.

Tem como diagnóstico diferencial a espondilite anquilosante, cujas diferenças entre as patologias são abordadas a seguir.

Epidemiologia da Artrite Psoriásica

A psoríase cutânea isolada acomete cerca de 1 a 3% da população e sua associação com artrite psoriásica pode ocorrer em 10 a 20% dos pacientes. A idade na qual comumente aparecem os primeiros sintomas situa-se entre 30 e 55 anos.

A artrite psoriásica afeta igualmente os sexos na maioria das estatísticas, com uma incidência de aproximadamente 6 por 100.000 anualmente e uma prevalência de aproximadamente 1 a 2 por 1000 na população em geral. Embora a forma poliarticular simétrica seja mais comum no sexo feminino, a forma axial é mais frequentemente observada no sexo masculino.

A etiologia da artrite psoriática é desconhecida, sendo importante a avaliação do histórico familiar do paciente. Há associações confirmadas com alelos importantes dos antígenos contra leucócitos humanos HLA-B27, B7, B13, B17 e Cw6. Como na patogenia de muitos outros distúrbios autoimunes, tem-se suspeitado de um fator infeccioso desencadeante.

Infecções por estreptococos do grupo A têm sido implicadas na psoríase gutata e o RNA ribossômico dessa espécie tem sido detectado no sangue e no líquido sinovial de pacientes com artrite psoriásica. Além disso, o vírus da imunodeficiência humana está fortemente associado ao desenvolvimento de psoríase e artrite psoriásica, apresentando incidência e prevalência substancialmente altas nesse grupo de indivíduos.

Tipicamente, em 80% dos casos, a artrite psoriásica desenvolve-se depois ou concomitantemente ao início da psoríase. Em 15 a 20% dos casos, entretanto, ela precede o começo da psoríase com um tempo médio entre o diagnóstico de doença cutânea e articular de 7 a 8 anos.

Na maioria dos pacientes, a artrite aparece após o aparecimento das lesões na pele. No entanto, a artrite precede a doença de pele em aproximadamente 13 a 15% dos pacientes, embora a doença de pele possa estar presente, mas não detectada em alguns pacientes.

Imagem das lesões da artrite psoriásica

Imagem: Psoríase. Fonte: Bates – Propedêutica Médica – Lynn S. Bickley. 11ª Edição (2015)

Conclusão Artrite Psoriásica

A psoríase é um distúrbio inflamatório cutâneo crônico caracterizado pela formação de placas e manchas eritematoescamosas na pele, fruto de anormalidades envolvendo o sistema imune, desencadeando a proliferação epidérmica.

Pode surgir em qualquer idade e apresentar gravidade variável. A psoríase pode manifestar-se de diversas formas, como placas ou psoríase vulgar, gutata, eritrodérmica, pustulosa e artropática. Além do envolvimento da pele, a psoríase com frequência envolve as unhas e alguns pacientes podem apresentar inflamação articular.

Por sua natureza altamente visível, a psoríase pode comprometer a vida pessoal e profissional dos pacientes.

Posts relacionados